Postado dia: 10 de maio de 2018

Projeto Interdisciplinar – Brinquedos e Brincadeiras

ÁREAS: PORTUGUÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA
 
No 1º trimestre, os alunos dos 4os anos desenvolveram o projeto interdisciplinar – Brinquedos e brincadeiras, envolvendo as áreas de Português e Educação Física. Seu objetivo foi propiciar momentos para os alunos conhecerem brinquedos e brincadeiras antigas, além de promover a socialização, a interação afetiva e a vivência de valores, como cooperação, respeito, justiça, solidariedade e autoestima.
A realização dessas brincadeiras serviu como inspiração, nas aulas de Língua Portuguesa, para as aulas de produção de texto, pois, após os alunos vivenciarem situações diversificadas em sala de aula, produziram seus textos acerca do tema/brincadeira experimentado.
Os estudantes também realizaram uma entrevista junto aos pais e familiares sobre as brincadeiras de seu tempo de infância. Depois, em sala, puderam comparar as brincadeiras antigas com as atuais.
Em uma oficina, confeccionaram uma bola de meia com os materiais que trouxeram de casa e, depois, montaram o manual de instrução (material e como fazer) do brinquedo Bola de meia.
Com as bolas prontas, na aula de Educação Física, os estudantes puderam brincar e estipular as regras dessa brincadeira.
Dessa forma, pudemos integrar gêneros textuais e brincadeiras, de uma forma lúdica e interessante para os alunos.
Por fim, as professoras montaram uma linha do tempo com os trabalhos realizados pelos alunos e convidam as famílias a apreciarem a exposição, a partir do dia 10/05 – corredor do 1º andar do Setor Azul.
 
Professoras Drica Lima, Elisabete Iervolino e Juliana Arantes


 

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado