Postado dia: 27 de maio de 2019

Mascotes na Educação Infantil trabalham valores e questões sociofamiliares

Uma mascote na nossa sala


Todas as turmas da Educação Infantil têm uma mascote. Esta é utilizada para desenvolver a identidade e autonomia das crianças, assim como a responsabilidade e afetividade. Com isso, cria-se o vínculo aluno com a escola e facilita-se a adaptação das crianças ao novo ano escolar. Ela acompanha os alunos durante o ano, faz parte da turma; as crianças cuidam com muito carinho e esperam ansiosos pelo dia que poderão levá-la para casa.
No Infantil 2, as professoras cantam com as crianças a música A História da Serpente e, a partir daí, surge a ideia de fazerem um serpente de mascote. Utilizaram papel, tecido, botão e meia. A serpente visitará uma criança, que também leva um livro para registrar essa visita. Na volta dela à escola, socializam os registros.
No Infantil 3, as professoras trazem uma pelúcia e as crianças escolhem o nome, e a mascote passeia um dia em cada casa. No segundo semestre, levam um diário de bordo para registrar a visita da mascote.
As mascotes das turmas do Infantil 4 são apresentadas nos primeiros dias do ano. Algumas turmas escolhem produzi-la, escolhendo materiais e o animal que querem representar. Definimos o nome e a data de nascimento.
As mascotes são sorteadas e levadas para as casas e, assim, vivem a rotina da família. Ao retornar, as crianças relatam a experiência, fazendo uma viagem ao imaginário infantil.
Na metade do semestre, fazemos a festa da Mascote, quando comemoramos o aniversário, com culinária definida pelos alunos, assim como a decoração do espaço para o dia da tão esperada festa. Os convidados são os colaboradores do colégio, também escolhidos pelas crianças. São momentos muito ricos em aprendizados e experiências únicas!
No Infantil 5, neste ano, tivemos uma sequência didática para que a Mascote fosse produzida com a ajuda das crianças. Primeiramente levantamos as sugestões, fizemos uma votação, desenhamos como a mascote poderia ser e pedimos para que a Silvia, funcionária do colégio, costurasse nossa Mascote; depois, as crianças completaram com detalhes. Até que ficou pronta!  Decidimos, com a turma, um nome e algumas características. Agora, a Mascote já está passando pelas casas e as crianças esperam para saber as novidades. Algumas turmas têm um livro dos registros destas visitas e outras fazem o relato oral.
Esta sequência contempla a organização curricular proposta para a Educação Infantil na BNCC (Base Nacional Comum curricular), que tem como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Desse modo, contempla o campo de experiência: O eu, o outro e o nós, pois é na interação com os pares e com os adultos que as crianças constituem um modo próprio de agir, sentir e pensar.
As mascotes nos acompanham o ano todo, como uma integrante do grupo, cuidada pelas crianças com muito amor e carinho.
 
 
 

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