





















O baile de carnaval será na próxima sexta, mas já estamos trabalhando a todo vapor para fazer um belo evento. Para dar ao festejo um viés pedagógico, aplicamos a metodologia PBL – Problem Based Learning, a aprendizagem baseada em problemas, um método de ensino que vem ganhando muito espaço entre os educadores.
Seguimos alguns passos para o planejamento do evento com os pequenos.
Inicialmente, apresentamos o “problema” a ser resolvido: teremos um baile de carnaval, o que temos que preparar?
As crianças foram convidadas a comentar o que sabiam sobre o assunto, levantaram diversas hipóteses.
Pedro (6 anos) – É uma festa que a gente usa fantasia.
Paulo (6 anos) – Eu já vi o carnaval na televisão. Tem fantasia e carros enfeitados.
Luiza (5 anos) – A gente viaja no carnaval.
Mariana (4 anos) – tem confete para a gente jogar.
Após essa assembleia, registramos para o grupo o tema e decidimos o que faríamos para o baile, vejam algumas ideias:
Augusto (5 anos) A gente tem que arrasar e cantar animado!
Gabriel (5 anos) – Que tal a gente fazer uma máscara?
Maria Clara (5 anos) – precisamos de fantasia e brilho.
Fernando (5 anos) – Vamos enfeitar a classe?
Elencamos as etapas de trabalho que possibilitaram trabalharmos as determinadas linguagens: artísticas, oral e escrita e natural e social, possibilitando um trabalho interdisciplinar.
Ouvimos as tradicionais marchinhas de carnaval e algumas músicas de escolas de samba, etapa fundamental para ampliar o repertório musical das crianças, com isso, aprofundá-los na cultura popular de nosso país.
Confeccionamos adereços – máscaras, colares, capas, chocalhos etc. Nesse momento, a divisão de tarefas, em pequenos grupos, foi a proposta oferecida, pois, dessa forma, foram mais colaborativos e mais eficientes na resolução do problema.
Perguntamos às crianças como poderiam vir vestidas, além da tradicional fantasia, e muitas ideias surgiram:
André (5 anos) – Podemos vir com roupas coloridas.
Luísa (5 anos) – Podemos inventar roupas divertidas e coloridas.
Isabella (5 anos) – Vamos usar maquiagem, enfeites de cabelo e spray para os meninos.
Conversamos também sobre o uso de spray, confetes e serpentinas e as crianças perceberam que nossa escola ficaria muito suja e nossos colaboradores teriam muito trabalho, uma excelente oportunidade para trabalhar a solidariedade e consciência ambiental.
A troca de informações foi enorme, estimulou muito o trabalho em equipe, aumentou o senso de responsabilidade dos estudantes. Agora, com tudo pronto, aguardamos ansiosos o divertido e educativo Baile de Carnaval.