Postado dia: 14 de setembro de 2018

Cambridge Week no Arquidiocesano

De 10 a 13 de setembro, o Marista Idiomas e a Cambridge Assessment English, promoveram a Cambridge Week, evento dedicado a todos os alunos do Colégio para tornar os exames de Cambridge conhecido.
Diversas ações foram realizadas, tais como: a preparação para os exames por meio de atividades baseadas na metodologia Red Balloon, conversação em sala de aula, testes simulados e preparação extensiva aos alunos elegíveis, avaliação dos alunos e indicação pelos docentes do Marista Idiomas sobre os exames mais adequados aos estudantes.
Nas áreas comuns do Colégio, a tônica foi o lúdico. O Pátio Central ganhou palco e, nele, foram feitos quizzes com direito a prêmios.
Os docentes do Curricular aplicaram testes com simulados e também fizeram preparação extensiva aos alunos, aplicação de testes diagnóstico de Cambridge online, além de orientação sobre a preparação para os exames.
“A cereja do bolo”
Pais e famílias foram contemplados com ações específicas. No dia 12 de setembro (quarta-feira), às 19h, foi realizada uma palestra sobre internacionalização com Angélica Marin, representante de Cambridge Assessment English & Evento Cultural, também houve apresentação da Banda Beatles Juice.
A representante de Cambridge Assessment English & Evento Cultural, Angélica Marin, explicou aos pais a importância dos exames de Cambridge. “Cambridge coroa todo o investimento que os pais e educadores fizeram ao longo de toda a vida dos alunos na Educação Básica, incluindo cursos extracurriculares”.
Segundo ela, o certificado de Cambridge é vitalício e aceito em 22 mil organizações ao redor do mundo. Não é novidade para ninguém que o Inglês é a linguagem dos negócios e com o domínio dessa língua é possível pleitear melhores oportunidades no mercado de trabalho.
“Há diversos tipos de exame de Cambridge de acordo com faixa etária e níveis de aprendizagem. Todos consideram a análise das quatro competências: reading, writing, listening, speaking. Sobre as vantagens de se obter o certificado, são muitas, sendo que fornece elementos, diagnósticos para os alunos melhorarem a proficiência na língua e vai incutindo nas crianças a cultura do teste, algo importante para toda a vida”, afirmou.
Case
A professora Vanessa Fernandez Pagnocca falou sobre como a Língua Inglesa foi incorporada a sua vida. O aspecto inusitado ficou por conta de sua trajetória escolar.
Segundo Vanessa, ela não era referência na disciplina, mas quando fez intercâmbio de um mês descobriu a paixão pelo idioma. A partir de então, toda a sua carreira esteve baseada no inglês (incluindo outras passagens fora do país, curso de Letras, pós-graduação em docência na Língua Inglesa, entre outros.).
Além de dividir com a plateia sua experiência pessoal, Vanessa comentou sobre o projeto em Língua Inglesa aplicado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Marista Arquidiocesano. Os Maristas estudaram duas unidades cuja tônica foi a questão da autoimagem (Picture Yourself). Vanessa abordou o assunto, fazendo que os alunos refletissem em como se enxergavam e, dentro desse contexto, utilizou o exemplo da banda britânica, passando por suas fases.
A Teacher tratou também dos aspectos culturais, falou da relação do público com seus ídolos, do papel que exercemos na sociedade, entre outros tópicos.
Para finalizar, os estudantes foram convidados a comparecer à sala Paulo Autran. Na ocasião, foi exibido um documentário sobre a trajetória dos Beatles e, ao final do vídeo, a tela de projeção subiu e a banda Beatles Juice estava no palco. Os quatro integrantes entoaram os clássicos dos rapazes de Liverpool para a plateia.