No Ensino Médio, o curso de Redação objetiva que o aluno seja capaz de produzir variados gêneros textuais e, assim, possibilitar o domínio dos mecanismos linguísticos para ampliar a participação do sujeito na vida social.
Neste trimestre, um dos gêneros estudados foi o Carta de Leitor, contemplado em nosso planejamento anual. Em sala de aula, os alunos produziram diversos textos em que discutiram determinadas questões sociais brasileiras, como: Armas de fogo e insegurança pública, A solução é a descriminalização do aborto?, Nomofobia: a dependência do telefone celular. Este é o seu caso?, O veto ao celular na escola; todas matérias publicadas em grandes veículos impressos. Na tentativa de saber “se o texto deles funcionaria na sociedade”, em determinado dia, os alunos trouxeram revistas, leram algumas matérias e escolheram as que julgavam mais interessantes para o envio da carta. Foi um resultado incrível: cinco cartas na edição 2629 da Veja (carta destaque da semana); três na edição 1083 da Época e mais três na edição 1183 da Exame (carta destaque da semana).
Parte do nosso objetivo foi cumprido: dar voz aos nossos alunos para participarem do debate social acerca de algumas questões.
A aula de Redação é prática inexcedível do exercício da cidadania democrática, desse modo, possibilita a formação de cidadãos construtores de uma sociedade mais justa e fraterna, conforme desejava nosso Mestre Marcelino.