Quem nunca descartou uma fruta por estar “amassada” ou um legume “feio” e assim os tornou de certa forma invisível?
Infelizmente, o ato de jogar fora alimentos que podem ser consumidos tem aumentado.
Pensando nisso, os estudantes do 3º ano B do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, implementaram o projeto: Alimentos invisíveis, visando a sensibilização e o combate ao desperdício alimentar.
Hoje, convidamos os alunos do 2º ano do Integral para vivenciarem atividades diversificadas e lançamos o desafio de serem “fiscais“ dos alimentos invisíveis do dia a dia. Recebemos também o auxílio da Nutricionista Adriana Marques Fontoura Barbosa que nos proporcionou, na cozinha experimental do nosso colégio, um ambiente muito favorável aos nossos estudantes que colocaram a “mão na massa”, preparando receitas deliciosas, utilizando o reaproveitamento dos “alimentos invisíveis”.
Nossos estudantes tiveram também a oportunidade de participar de uma palestra ministrada pela Doutora Anita, responsável pelo Departamento Educacional da CEAGESP, para explicar que 1,5% dos alimentos ali comercializados realmente são desperdiçados, que o tomate “manchado” ou a cenoura “torta” são vendidos por um preço bem menor ou ainda doados às instituições para a redução do desperdício.
Foi uma manhã de grandes descobertas, que nos fez sentir ainda mais a importância da conscientização de reduzirmos o desperdício de várias formas e, assim, concluímos que pequenas atitudes geram grandes resultados. Então, mãos à obra!