Postado dia: 22 de maio de 2018

VIVÊNCIAS E ESQUEMA CORPORAL NO INFANTIL 4 DO COLÉGIO MARISTA ARQUIDIOCESANO

O esquema corporal resulta das experiências que possuímos a partir do corpo e das sensações que experimentamos. Não é um conceito aprendido e que depende de treinamento. Ele organiza-se pela experimentação do corpo da criança. É uma construção mental, realizada gradualmente, de acordo com o uso que elas fazem de seu próprio corpo.
Dessa forma, durante toda Educação Infantil, o brincar corporal, a exploração de novos movimentos, conforme os pequenos crescem, são de fundamental importância para que eles descubram, entendam e busquem por formas cada vez mais ágil e complexas de movimentar-se. Esses movimentos não acontecem, somente, nas aulas de Educação Física ou de Educação Motora, mas a todo momento. Quanto mais possibilidades eles tiverem de arriscar-se e vencer obstáculos, mais a consciência corporal aumentará.
O corpo passa a ser um ponto de referência para situar-se e situar os objetos em seu Espaçotempo. Neste momento, conceitos como embaixo, acima, direita e esquerda começam a ser assimilados e as noções temporais, como a duração dos intervalos de tempo e de ordenação e sucessão, começam a ser percebidas.
Com todas essas possibilidades, uma boa brincadeira de pular corda, transpor obstáculos, subir, descer, caminhar e, até mesmo, um divertido pega-pega são opções que não precisam ser oferecidas, unicamente, na escola, mas sim, no cotidiano familiar de lazer de nossos pequenos.