Postado dia: 2 de agosto de 2018

Jogo feito por alunos alerta para o combate à Dengue

Grupo 13C
 
Os alunos do grupo 13C do período Ampliado participaram da confecção de um jogo de tabuleiro sobre a dengue, conteúdo estudado no 2º trimestre do período curricular.
O objetivo principal dessa atividade foi conscientizar os alunos da necessidade de combater a dengue, aprendendo de maneira lúdica e divertida práticas e atitudes que podem ser tomadas dentro e fora de casa.
Na primeira etapa, os estudantes pesquisaram sobre a transmissão, sintomas, tratamentos e ações para evitar a doença. Eles descobriram informações muito interessantes que usaram para fazer as cartas do jogo com múltipla escolha e grau de dificuldade das questões.
Os pinos dos jogos foram confeccionados no modelo do mosquito transmissor da dengue e foram usados diversos materiais para sua confecção: biscuit, durex colorido, palito de dente, tinta e arame. OS alunos montaram trios e precisaram de muita concentração, criatividade e habilidade motora para concluir os mosquitos.
O tabuleiro foi feito em cartolina, com o caminho e desenhos dos próprios alunos. Eles adoraram desenhar, pintar e usar a imaginação. Quando o jogo estava pronto, convidaram os colegas das outras salas a participar das partidas e divertiram-se muito.
Além da conscientização dos educandos, a atividade proporcionou o desenvolvimento cognitivo, motor e social, já que os alunos partiram de uma investigação, fizeram trabalhos manuais e criaram novos vínculos de amizade.
“Vim ver esses famosos mosquitos! A Naty me contou deles ontem. ” (mãe da aluna Natália)
“Eu gostei muito do jogo, porque a gente aprendeu várias coisas sobre a dengue. ” (aluno Lucas)
“A parte que mais gostamos foi fazer os mosquitos. Foi muito legal! ”  (alunos Allan e Gustavo)
 
Professoras: Débora e Fátima

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado