Postado dia: 13 de novembro de 2019

Estudante do 6º ano participa do Parlamento Jovem Paulistano


 

Meninas também fazem política!

No último dia 08/11, nossa querida aluna Mariana Almeida Rocha, do 6º ano G, teve uma brilhante participação no evento organizado pela Câmara municipal, o Parlamento Jovem Paulistano 2019. Estudantes provenientes de diferentes escolas, discutiram e aprovaram 55 Projetos de lei que objetivam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos paulistanos, bem como a nossa convivência urbana cotidiana.
Os jovens estudantes demonstraram muita maturidade política e enorme compreensão da importância do poder legislativo no jogo político da nossa democracia e na definição de políticas públicas voltadas para o interesse coletivo. Foi um exercício e uma lição de cidadania.
O Projeto de Lei defendido brilhantemente pela aluna Mariana, que representou no Parlamento o grupo formado por ela e mais duas colegas, Laura Lukowiecki Bidóia e Mariana Sá Barreto Vecchi, tem como objetivo principal resgatar a memória hídrica da nossa cidade, pois, segundo ela, São Paulo é uma cidade dos rios invisíveis. Mariana destacou, em sua fala, que na medida em que a cidade foi crescendo desordenadamente, nossos governantes negligenciaram a importância dos nossos rios, canalizando-os e sobrepondo a eles avenidas e edificações. Seu Projeto de lei propõe que o poder público informe aos cidadãos paulistanos a existência de seus córregos e rios,  por meio de painéis artísticos a serem fixados nas áreas que antes pertenciam aos nossos mananciais. Para Mariana, a cidade precisa resgatar sua relação com os rios e fazer uso deles de modo mais racional e sustentável.
Importante destacar que a participação da Mariana no Parlamento Jovem Paulistano foi a coroação de um brilhante projeto desenvolvido pelos professores e alunos do 6º ano – “Cidadania em Ação – Projetos Legislativos de Intervenção na Realidade Socioambiental de São Paulo”. Esse projeto permitiu que os alunos do 6º ano discutissem e refletissem a respeito de questões essenciais na nossa vida urbana e, assim, formulassem propostas de intervenções e soluções para as questões que nos afligem cotidianamente. Os estudantes produziram um total de 70 Projetos de Lei que foram apresentados e discutidos por uma banca muito qualificada na Mostra Cultural realizada em nosso colégio no mês de setembro desse ano. Quem estava presente no evento em que houve essas apresentações e discussões saiu maravilhado com cada Projeto de Lei sugerido por nossos alunos e com a qualidade dos debates que eles protagonizaram.
No dia, um aluno de cada sala do 6º ano acompanhou os trabalhos dos vereadores mirins na Câmara e esses alunos serão multiplicadores, apresentando os resultados das discussões para seus colegas de classe.
Desse modo, todo esse processo de trabalho nos encheu de um enorme orgulho pela linda participação dos nossos alunos em todas as etapas do PICS – Projeto de Intervenção Científico Social, coroado com a aprovação, no Parlamento Jovem Paulistano, do Projeto de Lei defendido pela Mariana, que nos representou com muita coragem e autoridade, pois as meninas também fazem política.
 
 
 

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