Postado dia: 31 de janeiro de 2019

Culto ao esporte

“Desenvolvimento motor e detecção de talentos esportivos no ambiente escolar” foi o tema da palestra, ministrada pelo Professor Doutor Marcelo Massa, ex-aluno do Colégio Marista Arquidiocesano.
Foram 3 horas de palestra para professores das diversas áreas do NAC (Núcleo de Atividades Complementares), bem como aos professores de Educação Física Escolar.
O profissional lembrou das características motoras de cada idade, falou sobre quais são as atividades indicadas para cada faixa etária, exaltou a importância do profissional de Educação Física e da importância do esporte para a vida.
Motricidade
O ex-aluno exaltou o fato de ele ter tido a oportunidade de estudar no Arqui que leva a sério o incentivo ao esporte e às atividades culturais a partir do NAC. Ele tratou também da importância das práticas esportivas desde a infância, pois, a partir delas é possível aumentar o acervo motor de forma lúdica, principalmente considerando o contexto no qual as crianças não têm muitas oportunidades de brincar fora da escola.
Segundo ele, a genética tem seu valor, mas o ambiente estimulador é preponderante à questão da genética. Em um ambiente adequado, há melhor aprendizagem e, consequentemente, melhor performance.
Um pouco da história do Marcelo
Marcelo Massa tem Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) na Biodinâmica do Movimento Humano.
Seus estudos de interesse concentram-se em esporte de alto rendimento, passando pela detecção, seleção e promoção de talentos esportivos.
Foi no Colégio Marista Arquidiocesano que se encantou com o esporte e com atividades esportivas e, no início de sua palestra, relembrou importantes momentos vividos por aqui.