Postado dia: 16 de março de 2018

“Cuidar de você, esse é o plano”

 


Nos dias 14 e 15 de março, o Colégio Marista Arquidiocesano recebeu profissionais da Unimed Paraná que ministraram palestra sobre saúde emocional.
Em um primeiro momento, foi dada a explicação sobre o que é ter saúde emocional – ter qualidade de vida que pode ser obtida a partir do equilíbrio mental, físico e espiritual. Houve menção à importância de praticar atividades físicas, de consumir alimentos orgânicos (“Vamos desembrulhar menos, descascar mais”) e de beber líquido.
Outro ponto importante tratado refere-se ao bem estar espiritual que vai muito além da religião, contemplando as boas relações sociais, a troca saudável de informações. Estimular o cérebro a partir de jogos, dama, gibis, palavras cruzadas também fez parte das recomendações.
Quando o tópico “estresse” foi abordado, inclusive como um transtorno emocional que requer cuidados, a orientação foi a de identificar o que nos faz ficar estressados. Atividades como yoga, meditação, massagem relaxante e respiração foram sugeridas.
A ansiedade, outro importante transtorno que acomete 260 milhões de pessoas no mundo, também foi foco de atenção, bem como a depressão que também tem dados alarmantes – cerca de 300 milhões de pessoas vivem com depressão, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Sobre a obtenção de saúde mental no ambiente de trabalho, a ideia é focar no autoconhecimento (“Quem sou eu?”, “O que faço de bom para os outros?”, “O que os outros fazem de bom para mim?”), nas relações interpessoais, na empatia (se colocar no lugar dos outros), viver um dia de cada vez com assertividade, cordialidade e ética.
Para finalizar, a mensagem que ficou foi: temos que nos cuidar, desenvolver a positividade, dar vazão aos nossos sonhos, objetivos e metas.
 
 

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado