• Início
  • Quem somos
  • Conteúdos
  • Novidades do Arqui
  • Cerimônia marca o encerramento do Projeto “Clube do Livro” presente em todo o ano letivo do 5º ano
Postado dia: 29 de novembro de 2019

Cerimônia marca o encerramento do Projeto “Clube do Livro” presente em todo o ano letivo do 5º ano

O Clube do Livro é um projeto de leitura presente em todo o ano letivo no 5º ano. Ele estimula o aluno a desenvolver a prática da leitura de forma espontânea e tem como objetivo, ampliar o conhecimento do aluno oportunizando o contato com os mais variados gêneros apresentados pela própria criança.

A leitura traz repertório, amplia a visão do mundo, traz conhecimento e desenvolve competências para expressões oral e escrita.

Muitas vezes, para aquele que não lê, deparar-se com uma infinidade de opções sem tomar conhecimento delas, pode dificultar no momento da escolha. A prática em compartilhar a história lida, dá ao aluno, clareza das possíveis escolhas que pode fazer no mundo literário e é o que acontece no Clube do livro.

No projeto, o estudante ao chegar na série, passa a participar do Clube do livro e recebe uma carteirinha. A Biblioteca oferece títulos dos mais variados gêneros para uso dos alunos.

São reservados tempo e espaço no colégio (quinzenalmente) na sala de aula, no pátio, no teatro entre outros lugares para os alunos realizarem suas leituras e compartilharem com os colegas. O grande diferencial é que, além de contarem um pouco sobre a história lida, socializam a respeito de como surgiu o interesse por determinada obra. O melhor é ouvir deles que passaram a ler uma obra porque ouviu o colega compartilhar no Clube do livro, e isso tem acontecido com mais frequência.

A evolução na qualidade da leitura também é o propósito do projeto, alunos têm avançado em suas escolhas literárias, deixam textos menores e de linguagem simples e buscam histórias que, sem perceberem, exigem maior concentração, vocabulário e repertório. Um exemplo que vale ressaltar foi quando uma aluna compartilhou o conteúdo do livro “O diário de Anne Frank” e na mesma semana, 6 crianças pegaram na biblioteca a obra sendo que muitas delas liam apenas “O diário de um banana”.

Conforme os alunos finalizam a leitura da obra, recebem um carimbo na carteirinha do Clube do Livro e, no final do ano, são sorteados e agraciados com uma homenagem no encerramento e com um livro de sua preferência.

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado