• Início
  • Quem somos
  • Conteúdos
  • Novidades do Arqui
  • Alunos do 5º ano constroem terrário no Laboratório de Ciências e lançam desafio
Postado dia: 24 de outubro de 2019

Alunos do 5º ano constroem terrário no Laboratório de Ciências e lançam desafio

5os anos: Projeto Prosseguir

O terrário do tempo

De olho nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) e nas Habilidades do Século XXI, aqui no Arqui acontece!
Já pensou em uma cápsula do tempo? Algo como um vaso no qual você e seus amigos enterram uma carta, lacram, e abrem depois de 10 anos? Inspirado por essa ideia e pelos terrários do laboratório que datam de 2009, o Prof. César Lisboa, com a ajuda das professoras da série, resolveu desenvolver com os alunos dos 5os anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais o Terrário do Tempo. O desafio foi lançado: quais terrários estarão vivos até o ano de 2023 quando esses estudantes estarão no 9º ano do Ensino Fundamental-Anos Finais? A parceria para essa meta foi traçada!
Mas, afinal de contas, o que é um terrário? É uma inspiração para valorizar a vida sobre a Terra, ou seja, um ecossistema independente, autossuficiente . . . uma biosfera em microescala, um planeta.
E eles colocaram a mão na massa, mas não sem antes resolver um problema complexo: o que fazer para o meu terrário sobreviver por muito tempo? É aí que entra o ensino de qualidade que nossa escola, com muito carinho, proporciona. É preciso estar atento a basicamente três processos que não devem parar de acontecer: a respiração da planta, a fotossíntese realizada por ela e o ciclo da água. Seguiram as recomendações: organizaram o substrato, escolheram a planta, plantaram, regaram e, naturalmente, fecharam, cada estudante, o seu próprio terrário.
Algumas habilidades importantes foram percebidas no processo: a) flexibilidade cognitiva e negociação para organizar de maneira solidária as diferentes plantas a serem usadas pelos alunos; b) relacionamento interpessoal, negociação e parceria no desenvolvimento para perceber que todos precisam de uma plantinha; c) pensamento crítico e tomada de decisão, pois, de nada adianta colocar muitas plantas no sistema, elas competirão e poderão não sobreviver.
Agora é com vocês, Maristas! Para o seu planetinha sobreviver por muito tempo, será preciso lembrar de duas coisas muito importantes: a garantia de luz e a sua atenção, ao escolher o local adequado para que essa luz possa ser aproveitada pela planta.
Boa sorte e até o 9º ano!

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado