• Início
  • Quem somos
  • Conteúdos
  • Novidades do Arqui
  • Alunos do 3º ano do EF – Anos Iniciais participam de oficina de Histórias em Quadrinhos com professores de Arte e oficineiros de HQ
Postado dia: 25 de março de 2019

Alunos do 3º ano do EF – Anos Iniciais participam de oficina de Histórias em Quadrinhos com professores de Arte e oficineiros de HQ


 
Imagine que você aprenda a escrever um gênero textual, nesse caso, Histórias em Quadrinhos e, de repente, tem a possibilidade de realizar uma oficina com um professor de Arte, diretor de um projeto de incentivo à produção e leitura de HQ e vencedor por duas vezes do programa VAI (Programa de Valorização a Iniciativas Culturais) da prefeitura de SP! Não seria uma oportunidade incrível?
Foi essa grande chance que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais puderam desfrutar nas oficinas, realizadas nos dias 13, 15 e 22 de março, com os professores de Arte e oficineiros de HQ Jonatas Varela dos Santos Fernandes e Thiago de Campos Brito dos Santos. Há 4 anos, eles estão à frente do projeto “Prateleira de Quadrinhos” e abordaram, de forma bastante descontraída, os pontos principais para escrever esse tipo de texto. Os estudantes puderam criar as suas próprias histórias, usando uma base pré-definida. Os ensinamentos trazidos com a oficina expandiram-se para outras áreas, enriquecendo a criatividade e aprimorando as habilidades de leitura e escrita.
As crianças ficaram fascinadas com a experiência proporcionada pelo colégio e puderam enxergar, com seus olhinhos brilhantes, o encantamento criativo e lúdico que os leitores e escritores têm diante do universo particular das HQs.
As histórias em quadrinhos ajudam crianças e jovens a consolidar hábitos de leitura e são poderosos instrumentos para desenvolver conteúdos curriculares em projetos interdisciplinares. No 3º ano, um dos objetivos do 1º trimestre, em Língua Portuguesa, é produzir história em quadrinhos, a fim de aprimorar a compreensão e a produção de textos extraverbais, com isso, ampliar a competência sociocomunicativa.

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado