A aprendizagem de diagnósticos de doenças, da fisiologia e da anatomia humana é bem desafiadora, portanto, é missão tornar tais conteúdos interessantes para cumprir o currículo e, naturalmente, oferecer educação de qualidade.
Os professores de Ciências das turmas do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais preparam os alunos para a apreensão de determinadas habilidades: negociação, criatividade, tomada de decisões e resolução de problemas complexos.
Nesse sentido, na última sexta-feira (27/9), foi realizada uma atividade inspirada em algumas séries: Dr. House, Grey´s Anatomy e CSI. Você seria capaz de imaginar-se um membro da polícia científica para a resolução de um crime?
Algumas questões foram apresentadas aos alunos:
Um assalto a mão armada foi filmado pela câmera da entrada de um edifício. A vítima foi ferida mortalmente, mas não sem lutar para se defender e, também ferir o assaltante. Um médico legista foi chamado ao local e, por meio de uma amostra de sangue derramado, constatou duas coisas:
- O sangue não era da vítima.
- O sangue pertencia a um diabético.
6 suspeitos que passavam pelo hall de entrada do edifício foram convidados a depor e submetidos a um exame de urina. Você é da Polícia Científica e teve acesso ao perfil de cada um dos suspeitos e suas respectivas amostras. No entanto, você tem um problema, sua equipe só tem material para uma única análise bioquímica: quem é o assassino?
Foi assim que os professores conseguiram fazer com que os alunos passassem boa parte da aula analisando e discutindo a descrição de 6 suspeitos com sintomas potenciais para diabetes. Ao final da discussão, selecionaram apenas um suspeito para realizar o ensaio bioquímico que, confirma (ou não), a presença de glicose na amostra de urina. Em substituição à urina, foram separadas 6 amostras de chá de camomila e, em uma delas, estava adicionada a glicose.