Exposição do artista homenageia o Jornalismo
O Colégio Marista Arquidiocesano, de São Paulo (SP), recebe de 11 a 13 e de 16 a 20 de setembro uma mostra da exposição Um minuto e meio com cabeça, do artista visual Ricardo Muñoz. A responsável pela curadoria é a docente de Artes Rebeca Martineli de Melo. O evento tem o apoio da Galeria de Arte Marcelo Neves.
O título Um minuto e meio com cabeça representa uma expressão usada nas redações de jornais televisivos, que significa anunciar a matéria, dar a notícia, mostrar as imagens e concluir a reportagem nesse período de tempo.
Natural de São Paulo, Munõz é formado em Jornalismo. Trabalhou nas principais emissoras do País e cursou História da Arte. Assim, o jornalismo permaneceu marcante no seu trabalho artístico. Ele deixou o computador de lado e buscou os pincéis para ter mais liberdade criativa e ser ainda mais crítico.
O artista convidou 17 jornalistas para que escrevessem sobre o que mais lhes incomoda no meio social onde vivem. A partir daí criou, por meio da intertextualidade de linguagens, obras que conversam com esses textos.
As obras provocam uma introspecção natural ao terem como argumento de relevância o poder influente do jornalismo televisivo. Mas o trabalho de Muñoz vai muito além de conceitos. As referências dilatam as possibilidades de abrangência e introspecção do discurso visual proposto para o espectador ao designar uma forma limiar de sensorialidade e significado atemporal.
O trabalho diário com imagens também influenciou a sua arte. O estudo de novas técnicas trouxe o grafite para suas obras. Depois de dez anos o estilo abstrato ganhou formas. Entrou em cena um estilo urbano, com desenhos em luz e sombra. As latas de spray passaram a dar o tom no fundo das telas e as cores vibrantes são o destaque nas figuras em primeiro plano, feitas no pincel e com tinta acrílica. Obras que chegaram às coleções particulares na Espanha, Estados Unidos, Itália e Inglaterra. Recentemente, o artista pintou painéis para o cenário do programa The Voice Kids, da Rede Globo.
“É uma experiência incrível poder aliar o aprendizado dos alunos em Arte com a possibilidade de estar próximo de um dos principais artistas brasileiros da atualidade”, ressalta a professora Rebeca.
Sobre o Colégio Marista Arquidiocesano
Fundado em 1858, o Colégio Marista Arquidiocesano vincula sua sólida tradição educacional a uma constante renovação didática, oferecendo aos seus mais de 3 mil alunos a excelência acadêmica de um ensino forte e uma formação humana com base nos valores cristãos. Instalado no bairro Vila Mariana desde 25 de janeiro de 1935, o Arqui conta com uma ampla infraestrutura para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em São Paulo. A proposta pedagógica desta escola de grande porte também inclui inúmeras atividades complementares esportivas e artísticas, além de Núcleo Pastoral, Marista Idiomas (metodologia exclusiva para línguas estrangeiras), Marista High School (programa de dupla certificação, brasileira e americana), Vivências Internacionais (experiências de intercâmbio de conhecimento e aprendizagens) e Disciplinas Eletivas. Para mais informações, acesse: www.maristaarqui.com.br
Fonte: https://educacao.estadao.com.br/blogs/colegio-marista/artista-plastico-ricardo-munoz-promove-mostra-no-marista-arquidiocesano/