De olho nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) e nas Habilidades dos Século XXI, professores e alunos aprendem sobre o ciclo da água!
O que faz do nosso planeta diferente de outros já conhecidos? Certamente é a grande concentração de água e, sem ela, a vida não existiria. Aqui, na nossa casa, a água pode ser encontrada nos seus três estados físicos: líquido, sólido e gasoso.
Agora imagine reproduzir todo o ciclo da água em laboratório? Pois é, os alunos dos 3os anos do Ensino Fundamental -Anos Iniciais conseguiram! A atividade foi um excelente passo para a compreensão das consequências de um problema complexo: a Crise da Água.
Para complementar, eles foram além. Observaram terrários produzidos por estudantes de ciências no ano de 2009. Isso mesmo, os terrários tornaram-se sustentáveis, transformaram-se em um micro planeta. Tudo graças à água. Foi muito interessante! Eles puderam fazer comparações entre o microssistema e nosso planeta.
Nossos pequenos investigadores, depois de confirmarem que a água é o elemento essencial à vida, refletiram sobre o que aconteceria na falta dela. Entenderam que, se mantivermos os mesmos padrões de produção e consumo, a solução ficaria mais distante. Que tal começarmos a cuidar do que é vital para o nosso futuro?