Campeonato de Carcassone (Jogo de tabuleiro)
Com o apoio do Arquicultura, a Professora de História, Ester Abdelnur desenvolveu para os alunos do 7º ano um conjunto de atividades didáticas nas aulas de Desenvolvimento Acadêmico. Esse trabalho contou também com a parceria do Super Cérebro e da Devir. Como resultado desse trabalho conjunto, surgiu uma dinâmica em que é utilizado o Jogo de Tabuleiro Carcassone.
Por meio desse jogo, foi possível explorar as relações de poder do mundo feudal, bem como construir conceitos históricos essenciais relativos à dinâmica da vida urbana e do cotidiano na baixa Idade Média. Esse tipo de material paradidático contribui significativamente para desenvolvimento de habilidades sociais relativas à interação.
Após o trabalho desenvolvido em sala de aula, com o apoio dos monitores do Super Cérebro, os alunos do 7º ano foram convidados a participar de uma eliminatória do campeonato nacional do Jogo Carcassone, patrocinado pela Devir.
A proposta foi bem recebida e quarenta alunos fizeram suas inscrições para o torneio. A eliminatória foi realizada na Biblioteca Central do nosso Colégio. Após a primeira rodada, realizou-se a etapa final do torneio, disputado pelos oito alunos que conseguiram o melhor desempenho.
Os vencedores do torneio eliminatório foram os seguintes alunos: Felipe Menezes Tonon (7º E) e Matheus Mikami Cruz (7º E). Ambos obtiveram classificação para participar do campeonato nacional que será realizado no dia 18/08, em São Paulo.
O vencedor do Campeonato Brasileiro ganha uma vaga para o Campeonato Mundial de Carcassonne – 2019, a passagem de ida e volta de São Paulo para Essen – Alemanha e estadia durante a realização do evento que ocorrerá em outubro de 2019. Os quatro semifinalistas recebem troféus exclusivos do Campeonato Brasileiro.
Parabéns para os nossos queridos alunos Felipe e Matheus, os grandes vencedores da etapa eliminatória. Recebam toda nossa torcida!