Começou em abril, para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, o Projeto Agricultores da Cons(ciência). Realizado durante as aulas do Laboratório de Ciências dos Professores Renato Reis e Cesar Lisboa, o objetivo pedagógico é que os estudantes vivenciem in loco a produção, cuidado, colheita e doação de alimentos, ao longo de dois meses, aplicando multiconceitos aprendidos na disciplina de Ciências, aliados à proposta pedagógica do Projeto de Intervenção Científico Social da série: Jovens sustentando escolhas conscientes.
Situação-problema
Iniciando as atividades, os alunos foram convidados a imaginar-se na seguinte situação-problema: Você é um agricultor que terá como missão preparar o solo, cultivar alimentos e distribuir comida a outras pessoas. Para isso, além de seguir as orientações do projeto, você deve ser socialmente justo e ambientalmente amigável, isso quer dizer que a sua ação não impactará no ecossistema e o destino dela ajudará outra pessoa.
Cronograma
Já foram cumpridas as seguintes etapas do cronograma de atividades:
– Apresentação: Conscientização e apresentação do projeto sobre o problema do desperdício de alimentos, segundo dados da ONU e da Agenda 2030.
– Salada: Aula de culinária científica em que os alunos selecionaram alimentos, de acordo com as funções de cada órgão da planta, em uma espécie de “Masterchef com Ciência”.
– Confecção de vasos com materiais descartáveis: os alunos produziram protótipos de vasos customizados, utilizando garrafas PET como matéria-prima. No laboratório, realizaram testes prévios para verificar se o modelo proposto não acumula água parada (profilaxia contra vetores de doenças).
– Revitalização dos minhocários: Os restos de alimentos produzidos na aula de culinária foram utilizados para revitalizar o minhocário do Colégio, repovoado com minhocas trazidas da Chácara.
– Plantio das mudas: Cuidado, manutenção, coleta e análise de dados das mudas, utilizando linguagens diversas (Excel, fotos, etc.). Comparação entre as mudas com o adubo e sem o adubo.
Até o encerramento do projeto, em junho, as turmas participarão de seminários de discussão sobre o processo de desenvolvimento das mudas. Em seguida, cada grupo executará um plano de ação com uma proposta de destino sustentável e social para as plantas. Ao final, os grupos apresentarão vídeos, ilustrando o destino final dado as suas mudas, fechando o ciclo de atividades propostas.