Postado dia: 29 de maio de 2019

Ciências no 7º ano: Projeto “Agricultores da Cons(ciência)

 


Começou em abril, para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, o Projeto Agricultores da Cons(ciência). Realizado durante as aulas do Laboratório de Ciências dos Professores Renato Reis e Cesar Lisboa, o objetivo pedagógico é que os estudantes vivenciem in loco a produção, cuidado, colheita e doação de alimentos, ao longo de dois meses, aplicando multiconceitos aprendidos na disciplina de Ciências, aliados à proposta pedagógica do Projeto de Intervenção Científico Social da série: Jovens sustentando escolhas conscientes.
                Situação-problema
Iniciando as atividades, os alunos foram convidados a imaginar-se na seguinte situação-problema: Você é um agricultor que terá como missão preparar o solo, cultivar alimentos e distribuir comida a outras pessoas. Para isso, além de seguir as orientações do projeto, você deve ser socialmente justo e ambientalmente amigável, isso quer dizer que a sua ação não impactará no ecossistema e o destino dela ajudará outra pessoa.
                Cronograma
Já foram cumpridas as seguintes etapas do cronograma de atividades:
Apresentação: Conscientização e apresentação do projeto sobre o problema do desperdício de alimentos, segundo dados da ONU e da Agenda 2030.
Salada: Aula de culinária científica em que os alunos selecionaram alimentos, de acordo com as funções de cada órgão da planta, em uma espécie de “Masterchef com Ciência”.
Confecção de vasos com materiais descartáveis: os alunos produziram protótipos de vasos customizados, utilizando garrafas PET como matéria-prima. No laboratório, realizaram testes prévios para verificar se o modelo proposto não acumula água parada (profilaxia contra vetores de doenças).
– Revitalização dos minhocários: Os restos de alimentos produzidos na aula de culinária foram utilizados para revitalizar o minhocário do Colégio, repovoado com minhocas trazidas da Chácara.
– Plantio das mudas: Cuidado, manutenção, coleta e análise de dados das mudas, utilizando linguagens diversas (Excel, fotos, etc.). Comparação entre as mudas com o adubo e sem o adubo.
 Até o encerramento do projeto, em junho, as turmas participarão de seminários de discussão sobre o processo de desenvolvimento das mudas. Em seguida, cada grupo executará um plano de ação com uma proposta de destino sustentável e social para as plantas. Ao final, os grupos apresentarão vídeos, ilustrando o destino final dado as suas mudas, fechando o ciclo de atividades propostas.
 
 

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