No período Ampliado, uma das propostas na formação dos alunos é ensiná-los a cultivar o hábito de ler, seja por prazer, para estudar ou informar-se.
Cada vez mais, a leitura é inserida na rotina para contemplar as atividades curriculares. Sabemos do benefício que a leitura proporciona aos estudantes: aprimora o vocabulário, desenvolver a imaginação, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Percebemos, com o passar dos anos, que os nossos alunos estão cada vez mais envolvidos com a tecnologia, por isso, buscamos criar projetos nos quais a leitura de livros também seja algo interessante e prazerosa.
Pensando nisso, desde o início do ano, os alunos do Grupo 15 (5º ano) do Período Ampliado iniciaram o Projeto Leitura Ampliada. Uma atividade que complementa os estudos diários, com um toque diferenciado, no qual o aluno tem a oportunidade de escolher seu próprio livro na biblioteca do colégio, com os temas que mais gosta ou, até mesmo, trazer para escola algum livro que tenha em casa.
A proposta do projeto é fazer com que o aluno leia e também compartilhe sua leitura com o grupo por meio de uma apresentação de sua própria autoria. Essa ação, falar em público, também contribui para uma melhor oralidade e fluência na leitura.
Os alunos mostraram-se muito envolvidos e adoraram a ideia de compartilhar o livro escolhido com seus colegas.
O aluno João Paulo Pires Neto e Luana Guimarães do grupo 15B foram os primeiros a apresentarem seus livros e relataram:
– Essa experiência foi importante, pois, com a apresentação do meu livro Quatro lendas perdidas – Gravity Falls, outras crianças podem se interessar pelo meu livro e buscar outros temas de seu interesse. (João Paulo)
– A importância é que, se os outros se interessarem pelo meu livro, eles podem sentir a mesma coisa que eu senti durante a leitura…, que é não parar de ler o livro até o final. (Luana).
Professores Caroline, Matheus, Flávia e Paulo.