• Diretor do Colégio Marista Arquidiocesano participa da 17ª edição do Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (GEduc – 2019)
Postado dia: 28 de março de 2019

Com o tema “Educação 4.0 — A Revolução nas Instituições Educacionais“, acontece a 17ª edição do Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (GEduc – 2019). Durante 27 a 29 de março, em São Paulo, palestrantes discutem sobre gestão, tecnologias e políticas públicas para educação no Brasil.
Entre os convidados, o Diretor do Colégio Marista Arquidiocesano, Carlos Dorlass, palestrou sobre o tema Novo Ensino Médio? O possível e o necessário!, no qual trouxe reflexões e provocações a respeito de descompassos entre  a formação escolar oferecida no país, os interesses dos estudantes e as exigências do mundo contemporâneo. Abordou-se também sobre as possibilidades trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define o conteúdo mínimo que os estudantes de Ensino Médio de todo o Brasil deverão aprender em sala de aula, além dos itinerários formativos – cinco áreas de estudo que compõem a carga horária deste novo modelo para o Ensino Médio.
Para o Diretor, o papel do professor, neste novo cenário, ganha destaque diante destas novas exigências. O preparo do docente e suas condições de trabalho ficam em evidência, pois busca-se uma didática que facilite e motive o aprendiz a tornar-se autônomo.
Além de sua discussão específica à BNCC, o Diretor Carlos também abordou sobre a formação e qualificação de professores na Rede Marista de Colégios que, por meio da Casa de Formação L’Hermitage e Núcleo Pastoral, possibilita a seus colaboradores desenvolverem, em si e em seus alunos, competências socioemocionais, além disso, os prepara para a utilização de tecnologias e  gerir projetos na área educacional. O Núcleo de Atividades Complementares (NAC) também foi citado como um modelo no desenvolvimento das competências socioemocionais.
O GEduc – 2019 conta com diversas atividades simultâneas, direcionadas a assuntos específicos, dentre eles: o Fórum de Gestão do Ensino a Distância, o Fórum de Tecnologia Educacional, a Jornada de Marketing Educacional, o Fórum de Gestão de Pessoas, o Fórum de Líderes Educacionais e o Fórum de Inovação Acadêmica.