Neste ano, os alunos maristas ganharam acesso ao Minecraft Education Edition. Esta é uma plataforma específica do famoso jogo, todavia, utilizado no desenvolvimento de projetos educacionais, nas mais diferentes áreas do conhecimento.
De 25/03 a 02/04, pensando em aproveitar esse meio de aprendizagem nas aulas de História, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais construirão um mundo medieval, a fim de aplicar os conhecimentos aprendidos acerca do período histórico estudado. Nesse processo, são desenvolvidas habilidades e competências essenciais para essa faixa etária:
- Conhecimento – valorizam e utilizam os conhecimentos históricos para repensar e reconstruí-los dentro de um ambiente virtual.
- Pensamento científico e criativo – exercitam a curiosidade intelectual e a criatividade para investigar, elaborar e testar hipóteses, assim como formular e resolver problemas e criar soluções.
- Cultura digital – ampliam o conhecimento, compreendem, utilizam e produzem, de forma crítica, construtiva, significativa e ética, novos conhecimentos; resolvem problemas e exercem o protagonismo e autoria;
- Empatia e cooperação – exercitam a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.
Ao recriar uma vila medieval, os alunos transferem o conhecimento aprendido, pois selecionam materiais de construção próprios do período estudado, exercem a imaginação e a criatividade, habilidades mentais essenciais para aprofundar-se no tema, pois são desafiados a reproduzirem o funcionamento da sociedade medieval, levando em consideração as características marcantes da organização política, econômica, social e cultural, aspectos estes, previamente estudados e registrados no caderno.
A “imersão” ocorre em todos os momentos, desde os materiais de construção, divisão dos espaços no feudo, nos burgos (cidades medievais), a coexistência e a convivência entre as camadas sociais comuns ao mundo medieval, até seleção de roupas e acessórios, que devem ser próprios e adequados ao período estudado.