Postado dia: 19 de março de 2019

Projeto ensina crianças a preservarem os ambientes aquáticos

 
            

Os alunos do 7º ano participam do PICS (PROJETO DE INTERVENÇÃO CIENTÍFICO E SOCIAL), nesta série, aborda-se o tema impacto ambiental nos ecossistemas aquáticos. A partir do tema proposto, os estudantes foram incentivados a trazerem garrafas PET para a escola e este material virou matéria-prima para a construção de uma prancha de Surfe – Stand up.

Na semana passada, em parceria com o Arqui Natação, ocorreu uma aula prática na piscina e os estudantes foram divididos em 3 grupos de trabalho: o primeiro grupo simulou um desastre ambiental nos mares, jogando garrafas plásticas na água, o segundo grupo teve como missão o salvamento dos mares, realizando todo o trabalho para despoluir e o terceiro grupo realizou toda a cobertura jornalística do acontecimento, por meio de fotos, filmagens e entrevistas.

Utilizando práticas corporais aquáticas, como mergulho, natação e stand up, os estudantes puderam conter o desastre e limpar as águas, além de refletirem sobre os temas poluição e conscientização à limpeza de mares e rios.

O projeto completo será apresentado na Mostra Cultural, em setembro. Foi uma grande experiência para todos os grupos que perceberam que não basta focar somente na limpeza das águas, pois a sujeira continua aparecendo. Necessitamos de uma intervenção maior, em que as pessoas sejam mais conscientes da importância da reutilização e da reciclagem e, com isso, poluam menos os recursos hídricos.

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado