Postado dia: 10 de maio de 2019

Exploradores dos sentidos e da natureza

 


No mês de abril, os pequenos cientistas do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participaram de uma atividade muito interessante, nas aulas de Humanidades e Natureza, que integra os conteúdos de História, Geografia e Ciências. Na cozinha experimental, estudaram as características das frutas: casca, polpa e sementes. Em uma experiência com os sentidos, muitos odores e sabores foram provados, além da descoberta de algumas frutas exóticas, incomuns à dieta das crianças, como o cupuaçu, por exemplo.
Após saborearem o doce saudável das frutas, as turmas refletiram sobre o consumo e o desperdício de alimentos em casa, escola e lugares que frequentamos no dia-a-dia. Aderindo ao movimento do Dia Mundial Contra o Desperdício de Alimento (23 de abril), aproveitamos até as sementinhas das nossas frutas. Na segunda etapa da atividade, as crianças fizeram o tradicional plantio de sementes, em potinhos com algodão e uma porção do Adubarqui, o adubo produzido no colégio com os resíduos dos alimentos gerados no colégio ao longo do dia. A atividade continuou em casa, pois cada criança levou sua semente para casa com a missão de cuidar para fazer germinar uma nova vida.
Uma atividade prática e coletiva que integrou áreas de conhecimento, estimulando habilidades importantes como flexibilidade cognitiva, resolução de problemas, negociação, capacidade de julgamento e pensamento crítico que permitem a aprendizagem sobre o consumo e da sustentabilidade necessária para manter a vida no planeta.
 
 
 
 
 
 
 

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado