Coleção de Física do Arqui

O Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano é composto por coleções de objetos científicos históricos utilizados para o ensino das ciências. Entre os itens que constituem seu acervo estão: variadas peças científicas, modelos anatômicos de seres vivos, animais taxidermizados, ossadas e galhadas, amostras de rochas e minerais, entre outros.

A constituição dessa coleção foi iniciada nos primeiros anos de funcionamento do Colégio, entre as décadas de 1860 e 1870, e foi ampliado gradativamente ao longo do tempo. Uma quantidade expressiva dos itens foram adquiridos de casas comerciais estrangeiras. Esses objetos permitem ter uma percepção de como se ensinava Ciências nas escolas do Brasil. Atualmente, servem como recurso didático para aulas de história e de ciências.

Entre 2015 e 2018, foi realizada a inventariação dos objetos utilizados para o ensino da Física, ações essas que integram o Projeto Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano (fase 1) : planejamento e organização do inventário dos instrumentos científicos em parceria com o Núcleo de Estudo escola e seus Objetos (NEO) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Os dados obtidos durante o processo de catalogação do acervo foram organizados na Plataforma Pergamum (museu) e podem ser acessados pela web.

Clique na lupa para acessar a base de dados

Para referenciar os dados obtidos, por meio dessa base, utilize o formato abaixo:

BRAGHINI, Katya M. Z., PEDRO, Ricardo Tomasiello, PIÑAS, Raquel Q. Base de dados de objetos científicos: Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. São Paulo, 2019, nº do exemplar. Disponível em: https://biblioteca.grupomarista.org.br/pergamum/biblioteca/index.php?id=memorial. Acessado em […].