Postado dia: 19 de novembro de 2019

Alunos do 2º ano aprendem noções de primeiros socorros em sala de aula

Momentos especiais do nosso PIS –  3ª parte

“DINHEIRO…PARA QUE TE QUERO NO MUNDO INFANTIL E NO FUTURO DE GENTE GRANDE”

Durante o desenvolvimento do nosso PIS, ampliamos as possibilidades de investigação a respeito do valor do dinheiro, no sentido do que ele pode nos proporcionar na vida.
Vimos que, no futuro de gente grande, devemos ter consciência, para escolher como usá-lo da melhor maneira possível. Nesse contexto, partimos novamente para a importância da Educação em nossas vidas. O estudo, desde a infância até o futuro de gente grande, faz toda a diferença.
Poderemos optar por uma profissão e descobrir que teremos a oportunidade de fazer o bem nos caminhos que iremos trilhar, trabalhando de forma a beneficiar a nós e às pessoas que iremos auxiliar, colaborando, com isso, para o bem comum.
Qualquer profissão que envolva o bem do próximo merece nosso respeito e consideração. Consequentemente, ganhamos dinheiro pelo trabalho, mas a maior satisfação é fazer algo que nos transforma em pessoas melhores.
E o que dizer dos caminhos da Educação? Esse nosso mundo infantil envolve tanta aprendizagem, que já faz parte das peças que constroem nosso caminho com destino ao mundo adulto.
Como o mundo infantil se encontra com o mundo adulto para juntos fazerem a diferença para o bem comum? Isso ocorre a todo momento! Nessa sintonia, convidamos a dra. Valeska Leite Siqueira Marin, mamãe do aluno Luiz Otávio, do 2º ano A, para participar de uma oficina especial, trazendo conhecimentos que podem salvar uma vida.
O dinheiro, usado para um lindo objetivo, proporcionou à mamãe Valeska estudar medicina, alcançar seu sonho e ter uma profissão que considera a sua missão.
Assim, ofereceu-nos a oportunidade de aprendermos certas condutas que podem salvar vidas, através de algumas noções de Primeiros Socorros.
O intuito foi dar uma noção às crianças sobre como lidar com possíveis situações do cotidiano, além de ajudá-las a desenvolver uma cultura que preze pela prevenção, saúde e bem-estar do outro.
Para esse dia especial, ela trouxe dois manequins (bonecos do tamanho de um adulto, utilizados em treinamentos de ressuscitação cardiopulmonar). Ao chegarmos à sala, depois do lanche, que surpresa!
Estava tudo preparado para nos receber. Cada etapa da apresentação prendia a nossa atenção.
Aprendemos que, a partir de uma boa alimentação, qualidade do sono, exercícios físicos, bons hábitos e cuidados com a nossa mente e alma, o coração fica feliz.
Pessoal, mamãe Valeska é cardiologista! Ela disse que o sorriso e a risada são muito importantes para o bem-estar. A cada ação que transmite felicidade para nós e para quem está conosco, nosso coração agradece.
Em seguida, partimos para a aula prática: e se o coração parar de bater?
Principais passos para salvar uma vida:

• cheque se a pessoa acorda, chamando: “senhor, senhor”!;
  • chame ajuda e ligue para o SAMU- 192;
  • comprima o centro do peito com força e rapidez.

Os bonecos (manequins) foram usados pela dra. Valeska para nos ensinar a técnica da reanimação cardíaca.
E nós? O que usamos durante o treinamento?
Alguns dias antes, fizemos um boneco nas aulas de Arte, com o professor Sérgio.
A professora Regina pediu para as nossas famílias que cada um trouxesse um travesseiro, uma garrafa Pet e uma camiseta. Com o material em mãos, confeccionamos os bonecos!
Com a mamãe Valeska, aprendemos como proceder e iniciamos o treino.
Durante as orientações, tinha até uma música, para não perdermos o ritmo das compressões cardíacas em nossos bonecos.
A apresentação também contou com o recurso do PowerPoint e vídeos exemplificando os procedimentos.
Aprendemos ainda como evitar o engasgamento e o afogamento.
No fim da oficina, cada participante recebeu a carteirinha, constando as principais condutas frente a uma emergência (parada cardiorrespiratória).
Foram tantos ensinamentos! Como é bom poder fazer algo para salvar uma vida! Além disso, outras pessoas poderão nos salvar também, se tiverem alguma noção de primeiros socorros.
Dinheiro, para que te quero? Te quero para aprender a ser uma pessoa melhor.
Vida, para que te quero? Para aprender, evoluir e ser feliz, levando o conhecimento, usando o que aprendemos para nós e para quem cruza nossos caminhos.
Obrigada, mamãe Valeska, pela rica apresentação. Parabéns, famílias e crianças, por tanta dedicação e entusiasmo.
Professora Regina- 2º ano A