Pastoral

Uma educação baseada em valores humanos, éticos e solidários conectada aos novos tempos.

Ter uma pedagogia baseada em valores humanos, éticos e solidários vai além de uma formação tradicional e unidimensional.

No Colégio Marista Arquidiocesano, as ações da Pastoral buscam integração aos projetos pedagógicos contribuindo com a acolhida, o diálogo e a valorização da identidade de cada aluno, ajudando-o a conviver com respeito e paz, e estimulando relações solidárias, de amizade, de espiritualidade e de engajamento em projetos de vida.

O objetivo é fazer com que os estudantes sejam responsáveis por suas escolhas e possam desenvolver um papel protagonista, humano e ético no mundo.

Propósito
Promover a formação de cidadãos éticos, justos e solidários, por meio da educação orientada pelos valores do Evangelho, do jeito de Maria, para a transformação da sociedade.
Educação Evangelizadora

Temos a missão global da Igreja em ser presente entre as pessoas e as culturas de maneira significativa, a fim de promover a fé cristã. Assim, nosso colégio é um lugar de encontro com essa missão, levando em consideração a diversidade cultural, as escolhas particulares das famílias, o pluralismo religioso e as vulnerabilidades socioeconômicas e emocionais.

A Pastoral Marista desenvolve o processo de evangelização cristã empenhando-se na formação integral e no desenvolvimento humano em diferentes dimensões – corpo, mente, coração e espírito - e dedicando-se à promoção, defesa e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.

A motivação dessas atitudes é a preocupação para manter os ensinamentos de São Marcelino Champagnat vivos em nosso dia a dia, atualizando-os e sendo sensíveis aos sinais dos tempos.
Currículo Evangelizador

Nosso colégio é um ambiente concebido para o pleno desenvolvimento
do ser humano em todas as suas dimensões. São locais dinâmicos, que geram a curiosidade por aprender e para disseminar os valores do Evangelho, e valores cristãos.

Assim, integramos a ciência, a excelência acadêmica, a formação cristã, a cultura da solidariedade e da paz, junto a sensibilidade estética, formação política e ética, Ação Pastoral e consciência socioambiental, desenvolvendo em cada estudante uma mentalidade cristã aliada a uma consciência crítica, para relacionamento e atuação na sociedade.

A identidade dos educadores Maristas baseia-se nesses valores como conjunto de atitudes práticas a serem implementadas no cotidiano profissional:

Amor ao trabalho
Comprometimento com o que fazemos:
  • realizamos o trabalho com dedicação e responsabilidade;
  • expressamos opiniões de forma transparente e construtiva;
  • buscamos melhoria contínua no que fazemos.
Sustentabilidade
Perenidade da Instituição e da Missão:
  • desafiamo-nos em soluções inovadoras com foco no público-alvo;
  • contribuímos para a conservação ambiental e a transformação social;
  • trabalhamos para alcançar melhores resultados financeiros.
Espiritualidade
Viver com paixão e coerência a missão Marista:
  • cultivamos o entusiasmo e a alegria;
  • promovemos e participamos de práticas de espiritualidade;
  • celebramos nossas conquistas, crescemos com nossos erros.
Solidariedade
Disposição para servir:
  • atuamos em favor do bem comum;
  • geramos oportunidades para todos;
  • relacionamo-nos com ética.
Simplicidade
Ser simples em processos e relações:
  • agimos de acordo com o que falamos;
  • facilitamos os processos organizacionais;
  • tomamos decisões de forma ágil e objetiva.
Interculturalidade
Acolhimento das diferenças:
  • construímos relações de respeito;
  • convivemos de forma harmoniosa com opiniões diferentes;
  • promovemos a integração de gênero, religiões, gerações e etnias.
Espírito de Família
Relações de pertença, confiança e cuidado:
  • colaboramos uns com os outros;
  • valorizamos as pessoas e suas contribuições;
  • confiamos na capacidade das pessoas agirem de modo responsável.
Presença Significativa
Fazemos a diferença na vida das pessoas:
  • temos atitude educadora e cuidadora;
  • exercitamos a escuta e abertura ao diálogo;
  • colocamo-nos no lugar dos outros.

Por uma Educação Evangelizadora

Papel dos Estudantes

Aspectos da ação da Pastoral:
  • Aspectos da ação da Pastoral:
  • Estimula a participação e o protagonismo infantojuvenil;
  • Desenvolve ações e projetos que estimulam o pensamento crítico e a solidariedade;
  • Pastoral Juvenil Marista (PJM): uma proposta aos jovens que contribui para o amadurecimento da fé e da espiritualidade, a autonomia, a solidariedade, o protagonismo e a intervenção na sociedade.
Por uma Educação Evangelizadora

Venha nos conhecer

Informações do responsável
Após a solicitação, entraremos em contato com o responsável para agendarmos o dia e o horário e confirmarmos sua visita.
Insira um nome válido
Insira um email válido
Insira um telefone válido
É necessário concordar com os termos.
{{titleStep2(dataForm.step2.students.length)}}
Insira informações do aluno.
Insira um nome válido
Selecione um nível de ensino
Selecione um turno
Selecione um ano
O aluno precisa de acompanhamento pedagógico diferenciado?
Selecione uma opção
Sua visita foi solicitada com sucesso!
Em breve entraremos em contato para finalizarmos o agendamento.
Obrigado pelo interesse.

Dúvidas Frequentes

Ficou com dúvidas?
Veja nossa central de ajuda.
Se a sua dúvida não estiver na central de ajuda, fale com a gente!
Como faço para matricular meu filho ou filha em um dos Colégios Maristas?

Que ótima notícia! Para dar entrada nesse processo você pode falar diretamente com nossa equipe que informará toda a documentação necessária. Os contatos estão disponíveis aqui