Semana de Arte Moderna de 1922: Colégio Marista Arquidiocesano celebra o centenário.

Programação especial conta com atividades, manifestações artísticas e culturais, que terão como inspiração o movimento.

A partir deste fevereiro de 2022, o Colégio Marista Arquidiocesano, começará a celebração dos 100 anos do evento considerado o mais importante da cultura brasileira.

No dia 14 de fevereiro, os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais inauguram a Réplica da Semana de Arte Moderna de 1922. A exposição localizada na Portaria Central apresenta as obras dos artistas modernistas que participaram ativamente da Semana de 22. O evento é interativo e cheio de surpresas aos visitantes. No memorial do Arqui, a exposição apresenta fotos e livros históricos do colégio na época.

No dia 18 de fevereiro, alunos promovem manifestações artísticas inspiradas no movimento de 1922, em um palco localizado na portaria central, visando promover o protagonismo e a expressividade. Outra atividade programada são visitas dos alunos do 6º ao 9º ano na Casa Modernista, construída em 1928 e considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil.

Os corredores do colégio serão “batizados” com o nome dos modernistas (nome, nascimento e falecimento. Por meio de um QRCode será disponibilizado conteúdo sobre a biografia de cada um). Os professores de Língua Portuguesa farão a análise dos livros, a fim de incentivar o empréstimo na biblioteca. Será feita também uma exposição relacionada às obras literárias e sobre os escritores modernistas. Os estudantes ainda irão produzir murais relacionados ao tema. Essas e outras ações propostas pelo colégio irão até novembro.

Confira a programação completa da comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna. Clique aqui.