Postado dia: 9 de novembro de 2018

Relato Coletivo

No dia 24/10/2018, a turma do 1º ano-H recebeu a Elisângela, que trabalha na empresa EcoUrbis. Ela nos entregou uma prancheta com uma lista para escrevermos nosso nome.
Começamos a conversar sobre a coleta seletiva. Ela apresentou-se e explicou que o material reciclável pode colocar em saco de qualquer cor menos amarelo, porque essa cor é usada para colocar as sujeiras da rua e, então, o caminhão da EcoUrbis não recolhe. Ela mostrou a foto do caminhão verde, que é a cor da natureza e, por isso, é associada ao que é reciclável. A Paula deu o exemplo do prédio dela.
Nós assistimos um vídeo dos Simpsons sobre a poluição e o desperdício no mundo.
A Elisângela mostrou várias fotos dos resíduos recicláveis e nós aprendemos sobre o tipo de resíduo que não dá para reciclar ou reaproveitar. Esse lixo vai para um lugar chamado aterro, lá, tem uma manta que separa o lixo da terra, embaixo, passa um encanamento parecido com uma espinha de peixe que recolhe o líquido solto pelo lixo (chorume) e leva para um local adequado.
Depois, apresentamos nosso projeto “A ação do homem na natureza” e revimos o vídeo que nos fez iniciar esse projeto.
Recebemos um livrinho da EcoUrbis que tem explicações e passatempos. Tiramos uma foto em grupo, a Elisângela despediu-se e, depois, foi embora.
Foi incrível! Aprendemos muitas coisas legais e conseguimos tirar as nossas dúvidas.
Transcrição fiel do texto produzido coletivamente pela turma do 1º ano H.