Recomeço, Jeito Marista de Educar e Metodologias Ativas na CAMAR de início do 2º Semestre

Professores do Colégio Marista Arquidiocesano estiveram reunidos hoje, dia 31/07/2017, para a CAMAR (Caminhada de Aprofundamento Marista), organizada pela Direção Educacional, Núcleo Psicopedagógico e pela equipe de Pastoral do Colégio.

O encontro começou com uma acolhida da Direção e da Pastoral, com o tema dedicação e recomeço; grandes obras que trazem grandes desafios, um convite ao recomeçar mais fortalecidos, com amor, com maior ânimo e desejo de fazer sempre melhor do que fizemos antes.

Um dos palestrantes do evento foi o Irmão Clemente Juliatto, pós-doutorado em Administração Universitária em Harvard, que trouxe como tema principal de sua palestra a Educação Marista, com um jeito próprio de educar, e a obra educativa de Champagnat.

O Irmão nos convidou a refletir sobre a importância de o educador Marista agir como Champagnat: “É preciso transformar a escola Marista numa organização com alma e assumir o compromisso de formar cidadãos. A obrigação da escola católica e Marista não se restringe a dar a seus estudantes somente uma boa formação intelectual e profissional; a sociedade não precisa, apenas, de profissionais competentes, bem preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Precisa também, e sobretudo, de cidadãos honestos, éticos e conscientes dos seus deveres”.

Disse que a educação nasce para responder aos desafios de determinado tempo e que o bom professor Marista possui espiritualidade (cuida do cultivo pessoal e espiritual), é pessoa de bem (dá o bom exemplo e trata bem as pessoas), é cumpridor dos seus deveres (cumpre horários e demonstra esforço), está integrado com a instituição (possui espírito acadêmico e dialoga com o projeto e princípios escola) e está sempre atualizado (estuda e progride).

Outro tema trabalhado e estudado foi Metodologias Ativas, com o Professor Jelson Roberto de Oliveira, Professor do programa de pós-graduação em filosofia da PUC/PR. O professor começou falando das motivações para mudanças na escola e as atualizações necessárias para alcançar a excelência acadêmica, tendo como base o engajamento do professor e a motivação e o protagonismo do estudante.

Segundo Jelson, de um lado a pós-modernidade causou um enfraquecimento das utopias políticas e religiosas, aumentou o consumismo e o hedonismo e reduziu o conhecimento à operacionalidade técnica. Por outro lado, aumentou a possibilidade de maturidade intelectual, abriu caminho para uma ética do pluralismo, onde prevalece a ideia de uma sociedade complexa que exige mais cooperação e maior responsabilidade, além de fortalecer as democracias, reconhecendo os direitos das minorias e abrindo novos canais de participação para a população.

A partir dessa nova realidade, é necessário alterar o conceito de “aluno”, aquele que é passivo, imediatista, que apenas absorve as informações passadas em aulas expositivas sob a tutela do professor, para o conceito de “estudante”, aquele que se dedica, participa, é ativo, tem iniciativa e educa a si mesmo. O estudante deve ser autônomo, autor da própria vida acadêmica, e os professores devem ser os mediadores do processo ensino-aprendizagem.

O intervalo contou com a bela apresentação da banda dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, “Os descalços”, que teve em seu repertório Beatles, Tim Maia, Ney Matogrosso, entre outros sucessos. Após o café, os professores seguiram para as reuniões de séries até o final da manhã. Um grupo formado pela direção educacional, coordenadores psicopedagógicos e de área, bibliotecários e colaboradores da T.E. tiveram um segundo momento sobre Metodologias Ativas, ainda com o professor Jelson, no período da tarde, com exercícios e práticas bem-sucedidas.