Postado dia: 13 de maio de 2019

Projeto do Ampliado incentiva jovens a pesquisar e aplicar o conhecimento

 


Com o objetivo de aprimorar as habilidades na realização de pesquisas, o Grupo 14 C do Período Ampliado desenvolveu o Projeto Jovens Pesquisadores em Ação.
Pautados nos 4 Pilares da Educação, a proposta do projeto contemplou o Aprender a Ser, em que os alunos, de forma autônoma e criativa, buscaram temas de interesse.
O Aprender a Fazer potencializou a aprendizagem e, seguindo um roteiro de instruções, aprofundaram-se nos assuntos escolhidos.
O grupo protagonizou uma rica experiência, na qual o olhar investigativo e curioso, junto ao trabalho em equipe, reforçou o Aprender a Fazer e a Conviver, desse modo, resultou na produção de diferentes oficinas que abordaram os temas de interesse.
O prazer em descobrir, construir e reconstruir o conhecimento e o envolvimento dos alunos ultrapassaram a teoria e buscou caminhos em que o Aprender a Conhecer ampliou as percepções do projeto.  Como resultado, diferentes competências foram apresentadas e os alunos exploraram múltiplas linguagens e temas.
O Projeto Jovens Pesquisadores em Ação contou com os respectivos alunos e trabalhos:

  • Clara e Luciana – aprimoraram as habilidades manuais em oficina de Origamis.
  • Ana Carolina e Natalia produziram a atividade de concentração Oficina de Mandalas.
  • Enzo e Gustavo, com criatividade, transformaram caixas e prendedores em uma Oficina de Porta-aviões.
  • Lucas e Pedro colocaram a mão na argila e, com bicarbonato e corante, explicaram Como os Vulcões entram em erupção?
  • Natália e Tsz Lam, cheias de técnica e talento, proporcionaram uma criativa Oficina de Mangás.
  • Leonardo e Lucas utilizaram recursos tecnológicos e fizeram uma Oficina de Montagem de Robôs, utilizando material do Lego Education.
  • Eric e Gabriel, em uma oficina divertida, despertaram os amigos para consciência corporal em uma Oficina de Movimentos com Street Dance.
  • Julia e Larissa apresentaram suas experiências com animais de estimação e com o Programa de Realidade Aumentada, projetaram Cachorros no Quicker Education.
  • Alexandre e Eduardo transformaram o alimento em uma saborosa combinação de sabores em uma deliciosa Oficina de Culinária – Hambúrguer.
  • Gabriela e Olivia, com açúcar e afeto, utilizaram as frações em uma deliciosa Oficina de Culinária – Cupcakes.

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado