Participação de destaque do Arquidiocesano na Olimar 2017

Mais de 2.000 alunos estiveram reunidos, de 11 a 15 de outubro, em Curitiba (Paraná) por conta da Olimar (Olimpíada Marista) 2017. Para se ter uma ideia da grandiosidade do evento, houve adesão de 16 colégios do Grupo Marista provenientes de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiânia e Brasília, da TecPUC e de Colégios Maristas da América do Sul (Chile e Uruguai).

A temática escolhida para a olímpiada foi o bicentenário Marista e os estudantes utilizaram as dependências da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Colégio Marista Santa Maria, do Colégio Marista Paranaense e da Universidade Federal do Paraná e CEGIN – Centro de Excelência de Ginástica Olímpica – para o evento esportivo. O Colégio Marista Santa Maria serviu de alojamento para os visitantes.

As modalidades disputadas foram as seguintes: atletismo, basquete, dança, futsal, handebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, voleibol e xadrez. Neste ano, ocorreu a 1ª edição do Festival de dança da Olimar (sem caráter competitivo), que reuniu mais de 140 participantes em 24 coreografias. Outro aspecto inédito da Olimpíada Marista: a incorporação da Ginástica Rítmica, que contou com 79 alunas dos Colégios Maristas Arquidiocesano, Brasília, Cascavel, Maringá, Paranaense, Pio XII e Santa Maria.

O Colégio Marista Arquidiocesano foi para a Olimar com uma delegação de 210 alunos e 17 professores e participamos das modalidades basquete, futsal, handebol, vôlei, natação, judô, ginástica rítmica, ginástica artística e dança. “Os resultados foram muito bons. Vale destacar as meninas do futsal feminino B (de 11 a 14 anos) que conseguiram o 1º lugar da chave ouro, assim como os alunos do vôlei masculino B (de 11 a 14 anos) que também obtiveram a 1ª posição da chave ouro. O Arqui também foi campeão geral da ginástica artística nas categorias masculina e feminina. Na natação e no judô, o Arqui ficou em 2º lugar no ranking geral”, afirmou Jurandir da Silva Mendes, Coordenador do Núcleo Esportivo do Marista Arquidiocesano.

Outras classificações importantes do Arqui: basquete masculino B (alunos de 12 a 14 anos) ficou em 1° lugar da chave prata; futsal masculino B (alunos de 13 e 14 anos) em 1º lugar da chave bronze; handebol masculino A (alunos de 15 a 18 anos) em 1º lugar da chave prata; e vôlei masculino A (alunos de 15 a 18 anos) em 1º lugar da chave prata.

“A Olimar é a concretização da vivência dos valores Maristas. Trata-se de uma oportunidade de reunir estudantes do Brasil e da América Latina para uma rica troca de experiências em torno do esporte, reforçando a amizade e a solidariedade entre os Maristas. É muito interessante observar as línguas portuguesa e espanhola convivendo harmonicamente nas quadras, nos ginásios e nos palcos. Afinal, a troca cultural é uma marca do Grupo. Que tenhas outras edições da Olimar como essa e já estamos na expectativa da Olimar 2019, que acontecerá em Brasília”, finaliza Jurandir.

Confira alguns depoimentos de alunos que participaram da Olimar (2017):

Bruno Kfouri Jelen, Handebol, 3ªB

“A Olimar é uma experiência diferenciada e muito emocionante, principalmente por ter sido a última da minha vida. Trata-se de um evento que reúne muitos alunos e professores, criando uma atmosfera competitiva e, ao mesmo tempo, muito amistosa, pois os times transmitem raça e amor na tentativa de ganhar os jogos. O que prevalece sempre é o espírito Marista. Fora das quadras nós conhecemos e fizemos amizades com o pessoal de outros colégios e nos esquecemos da rivalidade que existe dentro da quadra.

Acho que o mais importante deste evento esportivo foram os laços criados pelo próprio time. Nós saímos de lá como uma família, muito unidos e jogando com muito mais entrosamento. Até choramos depois de ganhar a medalha no último jogo. E ainda ajudávamos sempre os meninos mais novos (do mirim), o que nos deu bastante a sensação de responsabilidade.”

Pérola Pereira de Queiroz Lopes, 17 anos, Dança, 3ªB

“Foi ótimo poder se apresentar e torcer pela escola, além de ver pessoas de outros lugares. A Olimar é importante porque os esportes têm perdido espaço nas escolas e os alunos participando de eventos esportivos como esse percebem a importância do esporte, algo enfatizado pelas escolas Maristas.”

Felipe Marcolongo Vieira da Cunha, Voleibol, 8ºG

“Participar da Olimar é uma grande oportunidade de melhorar o relacionamento entre os integrantes do time e de conhecer pessoas de outros colégios. Também é uma chance de trocar experiências com pessoas de outros colégios Maristas, criando novos laços de amizades. Tudo isso com diversão, fazendo o que a gente gosta.”