Postado dia: 12 de dezembro de 2018

Os sonhos não podem ser engarrafados

 

Projeto Cápsula do Tempo do Arqui traz reflexões sobre projeto de vida

Faz parte do trabalho da Pastoral fomentar projetos de formação continuada, contemplando desde o 1° ano até a 3ª série do Ensino Médio.
No 9° ano, o projeto que faz essa reflexão de vida é o “Cápsula do Tempo’. Meninos e meninas são convidados a se projetarem no tempo, a pensarem nos sonhos, a refletirem sobre como vão estar daqui a 3 anos. O exercício de colocar-se no futuro é bastante difícil para muitos.
Trata-se, portanto, de uma ação realizada junto ao 9° ano na qual são construídas as cápsulas temporais com mensagens dentro delas, uma brincadeira dentro do tema “projeto de vida”.
No terceirão, é momento de abrir as cápsulas. Ele é todo pensado. A fala que dirige a ocasião é: “Ex-aluno sim, ex-Marista nunca”. São trabalhados pensamentos como “os sonhos não são mais possíveis de serem engarrafados”. Por esse motivo, há o ritual de quebrar a garrafa. Dentro dela, há referências sobre a vida, sobre o potencial da juventude.
Os Pastoralistas mostram aos alunos a importância de conhecer outros ‘mundos’ para além do colégio. Muito do que foi aprendido, muito do que foi experimentado é revelado nesse momento de quebra de garrafa. Os alunos estão dentro do colégio, dentro da garrafa, e, quando estão formados, é tempo de colocar as vivências em prática, de aplicar à vida o que foi experimentado.
Viagem ao passado
No início de dezembro, jovens da 3ª série do Médio reuniram-se para abrirem as garrafas. Brincaram com o tempo e fizeram uma viagem ao passado.
As mensagens encontradas estavam relacionadas às amizades que os Maristas gostariam de manter, as faculdades que gostariam de cursar, porém o que ficou mais evidente neste ano foram mensagens sobre um mundo melhor.
Curiosidade: os pais acompanharam todo o processo, inclusive a abertura das cápsulas. Também teve roda de discussão na qual os pais puderam falar para os filhos o quanto o momento foi importante, como foi acompanhar o processo dos filhos no colégio, o crescimento deles dentro da concepção de educação Marista.
A finalização teve o hino Brilha Champagnat e foto para eternizar a vivência.
 
 
 
 

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado