O sucesso é uma construção

Prestar um serviço de utilidade pública, essa é a tônica do Fórum Teenager de Universidades e Profissões, realizado pelo 20° ano, neste sábado (25/08), no Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo. O evento gratuito disponibilizou informações sobre cursos universitários, auxiliando os jovens na escolha da profissão.

Para celebrar a parceria de duas décadas, a equipe da Teenager Assessoria Profissional homenageou o Colégio com exibição de vídeo e entrega de placa de homenagem à Direção do Marista Arquidiocesano.  O agradecimento foi mútuo: “Nosso Colégio abre as portas para a educação e para a formação de jovens. Hoje, temos aqui uma gama de profissionais de extrema qualidade para ajudar na escolha da carreira. Nós temos de agradecer essa oportunidade”, afirmou Valentin Fernandes, Diretor Geral da instituição de ensino.

Durante todo o dia, os estudantes tiveram acesso a oficinas de profissões, a estandes das principais universidades do Brasil e a palestras com temas interessantes (“Escolha Profissional e as Grandes Tendências para o Futuro”, por Leo Fraiman; “Escolhendo uma carreira com propósito – empreendendo em seu próprio caminho”, por Mac Kirst; “Não adianta comparar – Stand Up Comedy”, por Daniel Salsa; “Que curso prestar no vestibular? ”, por Tiago Tamborini; “O que não fazer para passar no vestibular?  Soluções para as armadilhas de aprendizagem”, por Roberto Witte).

Leitura de contexto

A palestra “Escolha profissional: as grandes tendências para o futuro – competências para uma vida boa e feliz”, de Leo Fraiman, teve bastante informações sobre o mercado de trabalho.

“Vivemos em um mundo cheio de transformações, o que inclui mudanças nas profissões. É necessário, portanto, ler o mundo novo, ter acesso a informações a partir de bons veículos de imprensa (rádio, revistas, jornais)”, afirmou o psicoterapeuta.

Segundo ele, no contexto veloz, longevo, muitas oportunidades surgem e é preciso observar os nichos de mercado. “Hoje, por exemplo, há aplicativos de meditação, existem aplicativos de psicologia – elaborados pela Universidade Stanford. Diante desses fatos, precisamos aprender a utilizar a inteligência artificial, considerando a existência/presença dos youtubers, influencers e dos já mencionados aplicativos”, acrescentou.

“Temos que ser o ‘melhor para o mundo’ e não o ‘melhor do mundo’”, apontou.  Para encerrar, Fraiman exibiu um vídeo emocionante, tratando da questão da empatia. Confira o “Faz toda a diferença poder contar com alguém” a partir do link: