• Quem somos
  • Conteúdos
  • Novidades do Arqui
  • O acervo de Física do Arquidiocesano no Congresso Brasileiro de História da Educação
Postado dia: 26 de setembro de 2019

Na semana de 02 a 05 de setembro pesquisadores da área de História de Educação de todo Brasil se dirigiram à cidade de Belém (PA) para participarem das atividades do X Congresso Brasileiro de História da Educação.
A coleção de instrumentos de Física do Arqui, recém inventariada num projeto realizado em parceria com o Núcleo de Estudos a Escola e seus Objetos (NEO – PUC-SP), coordenado pela profa. Dra. Katya Braghini, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi destaque em três momentos. Ricardo Tomasiello Pedro e Raquel Quirino Piñas falaram sobre O inventário da coleção de física do colégio marista arquidiocesano de são paulo: o sistema Pergamum e seu uso como ferramenta para gerenciamento de dados de um acervo escolar científico, bem como sobre Resultados Finais do Projeto Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (Fase 1): planejamento e organização do inventário dos instrumentos científicos.
Os pesquisadores Bruno Bianchi Lopes Gonçalves e Matheus Céfalo, mestrandos e membros do NEO, abordaram o tema A Coleção de Ótica do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo.
O Colégio Marista Arquidiocesano possui uma das maiores coleções de objetos para o ensino das Ciências do Brasil, iniciada entre 1858 e 1879, e por sua diversidade tem amparado diversas iniciativas de pesquisa.
O inventário da coleção de Física do Colégio Marista Arquidiocesano pode ser acessado, por meio do link: https://arquidiocesano.colegiosmaristas.com.br/noticias/colecao-de-fisica-do-arqui/.