Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Museu Escolar do Colégio é visitado por renomados pesquisadores da educação e patrimônio científico

No dia 3 de agosto, o Colégio Marista Arquidiocesano recebeu a visita de um grupo de professores-pesquisadores de renomados institutos e universidades do Brasil e do exterior interessados em conhecer a coleção do Museu Escolar, composta por instrumentos científicos, animais taxidermizados, modelos anatômicos, exemplares de mineralogia, entre outros, iniciada no final do século XIX. Essa visita foi ofertada a alguns dos pesquisadores do I Seminário Internacional de Patrimônio Científico e Ensino de Ciências, realizado nos dias 1 e 2 de agosto na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenados pelos professores doutores Katya Braghini e Kazumi Munakata.

O grupo foi recebido pelo diretor geral do Colégio, Prof. Valentin Fernandes, que relatou as ações da União Marista do Brasil (UMBRASIL) que visam à preservação da memória dos Maristas no Brasil, frente essa que se encontra articulada com a celebração dos 200 anos de fundação do Instituto Marista.

Entre os visitantes estavam a Profa. Dra. Marta Lourenço (Museu Nacional de Ciências – Universidade de Lisboa – Presidente do International Council of Museums para coleções universitárias/científicas – ICOM),  o Prof. Dr. Leoncio López Ocón (Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC/Espanha) e  o Prof. Dr. Peter Heering (Europa-Universität Flensburg/Alemanha), que expressaram grande interesse pela coleção do Museu Escolar, apontaram sua importância no cenário mundial de coleções escolares, e satisfação com os trabalhos desenvolvidos no âmbito da preservação de acervos e pesquisa científica.

 

Essas atividades fazem parte da parceria entre o Colégio e a PUC-SP por meio das pesquisas da profa. Katya, que coordena o Projeto de inventário e organização da coleção do Museu Escolar do Arqui, realizada com o apoio do Memorial do Colégio. As ações de pesquisa e tratamento das coleções científicas são empreendidas pelo NEO (Núcleo de Estudo da Escola e seus Objetos), do qual fazem parte pesquisadores de doutorado e mestrado e estudantes de ensino médio na categoria de Iniciação Científica.

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco