Postado dia: 13 de novembro de 2018

Multiculturalidade no aprendizado de lutas

Muito é falado da importância da prática das lutas marciais nas escolas, no entanto, pouco se aborda de como elas podem ser utilizadas no contexto pedagógicos nas aulas de Educação Física.
No Arquidiocesano, alunos do 7° ano estudaram as lutas orientais e ocidentais nas aulas de Educação Física, ressaltando a importância que elas assumem, considerando os aspectos histórico, cultural e educacional.
Para tal, pesquisaram a Capoeira e o Judô, fizeram a comparação entre suas origens, golpes e lutas/jogos. A conclusão do trabalho contemplou a visita de dois professores/mestres, que são  pais de alunos. O Mestre Baiano, pai do aluno Arthur Militão do 7° D, educador físico e mestre de capoeira, ensinou os princípios desta arte marcial e realizou um workshop musical com os instrumentos berimbau, atabaque e pandeiro.
O Professor Ricardo, pai da Fernanda Ruivo Marques Domiciano, do 7° A, educador físico e 4o. dan de Aikido, apresentou a arte marcial oriental, pouco conhecida pelos alunos. Também realizou demonstrações e enfatizou a importância de todos conhecerem mais sobre defesa pessoal.
Segundo a Professora Regiane Bina, as aulas foram muito dinâmicas e os alunos adoraram a oportunidade.

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado