Mês de junho: celebração de Marcelino Champagnat e lançamento do Projeto Saber Cuidar

O Colégio Marista Arquidiocesano teve uma semana bem importante por conta da celebração do dia de São Marcelino Champagnat (06/06) e da Semana do Meio Ambiente com a Lançamento Oficial do Projeto Saber Cuidar.

“Celebrar São Marcelino no contexto do Bicentenário Marista é falar sobre o cuidado e o amor de cada um que ajuda a construir e manter vivo o sonho de Champagnat. Neste ano em que rezamos e rumamos a um novo começo, queremos reafirmar nosso compromisso em cuidar da casa comum, de cuidar de nossa casa e nosso planeta. Nada melhor que celebrarmos com a distribuição de sementes de amor perfeito para perfumar e embelezar a caminhada”, afirma Djair Costa da Silva, Agente de Pastoral do Colégio Marista Arquidiocesano.

Sobre o projeto Saber Cuidar, seu objetivo macro do projeto é implementar um processo educativo capaz de fazer emergir ações processuais e contínuas que colaborem para a sustentabilidade do planeta e de todas as espécies que nele habitam.

Ações

A segunda-feira, dia 5, começou com oração e reunião e nos dias que se seguiram, foram exibidos vídeos sobre a importância do aniversário de Marcelino Champagnat para o Instituto Marista.

A Pastoral do Colégio ofereceu lanche nos intervalos, foram colocadas cestas com pequenas amostras do adubo orgânico, produzido no Colégio – ação do Saber Cuidar – e sementes de amor perfeito foram distribuídas para quem quisesse levar para casa.

Os pastoralistas entraram nas salas de aula da Educação Infantil cantando e entregaram às professoras o cata-vento para dar aos alunos na saída do período. Os alunos do 1º ano foram surpreendidos no Pátio da Tartaruga, ao final do intervalo, com música cantada e conscientização sobre jogar lixo nos locais apropriados e receberam os cata-ventos.

No Pátio Central, alunos do FI final e do 6º ano cantaram música junto com os Agentes de Pastoral, Gerson e Hortência. Houve incentivo para os alunos continuarem jogando o lixo nos locais adequados e entrega de “cata-vento” ao final do intervalo.

Teve roda de música/ambulante (samba e outras) nos pátios no horário do intervalo do FII e Médio mostrando diversidade cultural e houve informações sobre reciclagem.