Mais uma edição do Urbenautas, trekking urbano com viés de cidadania

Por Professor José Alexandre Romagnolo, Professor de Análise Linguística e de Redação

Mais um ano de Urbenautas, trekking urbano que consiste na caminhada por bairros da cidade, cujo objetivo é compreender aspectos da complexidade de nossa Metrópole, investigando-a a partir de conceitos estudados nos diferentes componentes curriculares. A caminhada é feita em grupos, com até 40 alunos, acompanhados por um Professor e 2 orientadores.

Já aconteceram as seguintes etapas do Projeto:

– em 03/10, terça-feira, o trekking. As turmas fizeram o percurso por bairros pré-determinados pela equipe de Professores.

– em 04/10, quarta-feira, atividades de produção. Os alunos utilizaram as aulas do período da manhã para o desenvolvimento de trabalhos relacionados ao Projeto.

– em 05/10, quinta-feira, ocorreu partilha dos conhecimentos construídos, em uma assembleia, no Paulo Autran.  As turmas elegeram 3 representantes da sala para apresentação do produto final, que foi um blog. Nele, alunos registraram suas vivências em crônicas, cartas abertas, folders, paródias musicais, cartões-postais e vídeos-clipes. Os bairros visitados foram: Santana, Bela Vista, Barra Funda, Mooca, Penha e Ipiranga. As apresentações mostraram olhares sobre as regiões da cidade e, nesse jogo, a cidade. Com seus encantos, possibilidades, vida e seus opostos. Nos apresentaram que ela é uma obra de arte nunca acabada… Ainda bem…

O exercício de partilha foi muito significativo. Observamos que os alunos se apropriaram da vivência não para receberem nota(s). Curtiram. Isso atingiu um dos objetivos da atividade: propiciar a oportunidade de que o aluno, ao (re)conhecer a cidade, se reconhecesse nela. Ou seja, um exercício de autoconhecimento. Ou seja, um exercício de cidadania.