Formação de Catequista.

No último sábado (5), o Grupo de Catequistas e Pastoralistas de nosso Colégio participou de mais uma manhã de formação.

Sob o tema Espiritualidade e Liturgia, o Padre José Ronaldo, assessor que conduziu esta manhã formativa, convidou o grupo a aguçar os sentidos que utilizamos no âmbito da fé.

Foi uma manhã de vivência espiritual em que o grupo pode retomar as origens da fé e os valores que alimentam o anúncio da pessoa de Jesus Cristo, baseados na mesma fonte que São Marcelino Champagnat orientava os Irmãos Maristas: “sejam os primeiros aos pés do altar”.

É com a força do Ressuscitado, vivo na Eucaristia, que animamos nossa missão de evangelização através da catequese, mantendo viva a missão que São Marcelino nos deixou: Tonar Jesus conhecido e Amado.

Na segunda parte desta experiência formativa, o Pe. José Ronaldo conduziu a reflexão sobre o caminho de fé que oferece testemunho às pessoas que nos cercam, relembrando: “Jesus está falando da sua paixão, mas os discípulos começam a discutir sobre quem é o melhor entre eles. Este é o amargo episódio narrado pelo evangelho de São Marcos, que nos oferece uma oportunidade para fazer uma meditação sobre o poder e o serviço. ‘A luta pelo poder na Igreja não é coisa dos nossos dias’, disse o papa. ‘Ela começou ainda no tempo de Jesus’.

Por fim, concluiu com as palavras do Papa Francisco: “Se um discípulo não caminha para servir não serve para caminhar. Se a sua vida não é para o serviço, não serve para viver como cristão. E ali está a tentação do egoísmo: ‘Sim, eu sou cristão, eu estou em paz, eu confesso-me, vou à missa e cumpro os mandamentos’. Mas o serviço aos outros: o serviço a Jesus nos doentes, nos encarcerados, nos famintos e nos nus. É o que Jesus nos disse que devemos fazer, porque Ele está ali! O serviço a Cristo nos outros”.