Ex-aluno sim, ex-Marista nunca! Sr. João relembra a época do internato no Colégio Marista Arquidiocesano

Foi com muita alegria que, no dia 12 de abril de 2019, recebemos a visita do tio avô do aluno Luiz Felipe de Almeida Barra, do 2º ano A – Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Nosso convidado chama-se João, é ex-aluno do Arqui da época do internato e entrou em 1957. Aceitou o convite para conversar com as crianças e contar curiosidades da época de escola. Ele entrou no Arquidiocesano com 14 anos.

Seu depoimento enriqueceu nosso Projeto de Leitura que contempla a história do colégio. Estamos trabalhando com esse tema e um dos objetivos é que as crianças identifiquem na história da sua escola, mudanças e permanência, disse a professora.

Foi utilizado o acervo do colégio e os alunos ouviram o áudio referente à carta de Carlinhos, um aluno do Arqui na época do internato, tiveram acesso às fotos antigas e visitaram o Memorial do Colégio.

O depoimento do Sr. João fez diferença na aprendizagem das crianças. Foi um momento para aplicar os pilares educacionais: aprender a fazer( preparar-se para receber o nosso convidado, elaborar e organizar as perguntas para a entrevista); aprender a conviver (expressar-se verbalmente com respeito e ouvir o outro, compartilhar a troca de saberes com o grupo),  aprender a conhecer ( desenvolver a escuta atenta e assimilar as informações durante o depoimento do convidado), aprender a ser(ser  adequado ao meio social, coerente com o objetivo da entrevista e demonstrar parceria, envolvimento no momento de troca  para resgatar o passado e entender melhor o nosso presente).

O evento aconteceu no Anfiteatro e as três salas do 2º ano – período matutino participaram dessa vivência. Tivemos a presença especial do Irmão Dávide, nosso convidado de honra!

Após a visita do Sr. João, iremos completar o livro digital com a história da época do internato. Esse livro será o produto final do nosso projeto. As crianças irão relatar o que coletaram de informações e as professoras irão digitar o texto. Na última etapa, será feita a leitura de trechos do livro e ilustrá-lo de forma adequada ao contexto.

Foram momentos ricos em informações e nossa imaginação voltou a um passado distante, porém encantador! Obrigado, Senhor João, por essa oportunidade única!

Com carinho- Turma do 2º ano- 2019.