Postado dia: 20 de junho de 2018

Dia da Solidariedade, um dos marcos do Festival Champagnat

No dia 23 de junho, o Colégio Marista Arquidiocesano celebrou o Dia da Solidariedade, síntese de todo o espírito do Festival Champagnat, marco no calendário do Colégio Marista Arquidiocesano.
Neste sábado, trinta organizações parceiras do colégio receberam as doações, resultado das arrecadações feitas pelos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio durante maio e junho. Os Maristas coletaram, aproximadamente, 22 toneladas de alimentos e produtos de higiene pessoal e ainda receberão doações de roupas e de cobertores.
“Foi uma experiência muito boa e linda de participar, foi realmente emocionante ver as pessoas recebendo os alimentos…Com certeza participar do dia da Solidariedade fez com que eu ganhasse minha semana. Estar com a família Marista ajudando as pessoas é sempre muito bom!”, afirmou Júlia Guedes, estudante da 3ª série do Ensino Médio.
“Apesar de ser o último ano no Arqui, foi a primeira vez que participei do Dia da Solidariedade. Para mim, foi, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes de todos os Festivais.  A separação dos alimentos, a benção, a conversa com as instituições, tudo isso é tão singelo, tão bonito, que conseguimos viver naquela manhã o verdadeiro significado de amor, em sua forma mais pura. É nesses poucos instantes que entendemos o quanto a nossa doação é importante, o quanto é pouco para nós, mas é muito para quem precisa… Por fim, apenas conseguimos entender o que é ser Marista e o significado do Festival quando vivenciamos o Dia da Solidariedade”, acrescentou Arthur Montenegro, aluno da 3 ª série do Ensino Médio.
Sobre o Festival Champagnat
A edição 2018 do Festival aborda o tema “Fraternidade e superação da violência”, o mesmo da Campanha da Fraternidade 2018 — assunto discutido desde o início do ano com os alunos e com toda a comunidade educativa — convidando os Maristas a viverem tempos de solidariedade e de encontro com o outro.
Amanhã, dia 26 de junho, será realizada a abertura do Festival Champagnat. Na sequência, ocorrem três dias de atividades culturais e esportivas, reforçando os valores Maristas como: a solidariedade, o protagonismo, a presença, entre outros.