Desvendando os nossos sentidos

Por professoras dos 3os anos e pelo Prof. César Gustavo Lisboa, de Ciências, do Colégio Marista Arquidiocesano

No Colégio Marista Arquidiocesano, literalmente, “o sabor da descoberta” predomina nas aprendizagens. Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I foram motivados na disciplina de Ciências a explorar os diferentes sentidos a partir de sensações que nos ajudam a perceber o meio em que vivemos e são essenciais para a maioria das atividades que realizamos.

Cada turma, em momentos distintos, visitou a “Instalação dos Sentidos”, na Portaria Central da Instituição. A intenção da oficina era estimular a exploração dos diferentes sentidos em estações divertidas e educativas.

A criançada explorou os sentidos desviando da teia de cordão, tateando tapetes de diferentes texturas, cheirando sachês de chá e sabonete, buzinando, batucando, ouvindo diversos sons, visualizando imagens no caleidoscópio e provando diferentes sabores sensíveis ao nosso paladar.

A “folia” tornou-se aprendizagem e as crianças ampliaram o repertório. Aquilo que eles intuíam passou a ser qualificado pelo saber científico. O objetivo desta atividade é favorecer a compreensão do corpo humano, das suas potencialidades e suas limitações, identificando e comparando sensações dos órgãos dos sentidos e sua direta relação com o nosso cérebro.

Considerando os conhecimentos prévios dos alunos, nossas aulas buscam a ampliação da aprendizagem científica visando uma melhor qualidade de vida.

O processo está só começando, ainda teremos vivências no laboratório, nas aulas de informática, pesquisas, desafios e atividades diversificadas, que enriquecerão nossas aprendizagens, transformando nossas aulas em momentos inesquecíveis e prazerosos.

Até a próxima vivência!