Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Destaque do Arquidiocesano na Olimpíada Brasileira de Química Junior

Por Professora Luísa Guglielmo

Há algum tempo, o Colégio Marista Arquidiocesano passou a dividir a disciplina de Ciências no 9º ano, optando por ter aulas de Química e Física com professores especialistas. Como professora, posso afirmar que além desse movimento tirar um pouco da ansiedade dos alunos que estão caminhando para o Ensino Médio, fornece bases importantes que facilitam o entendimento dessas matérias que, por muitas vezes, já são temidas pelos estudantes antes mesmo deles saberem sobre o que se trata.

Embora seja difícil atingir todos os alunos com as aulas propostas no 9º ano, notamos que alguns se interessam mais que outros pela área de Química e é importante que os alunos que têm maior facilidade sintam-se valorizados de alguma forma.

Pensando nisso, no ano de 2017, a professora Luísa Motta e o professor Mauricio de Aquino passaram a fornecer algumas aulas preparatórias para os alunos que optaram por participar do desafio de realizar a Olimpíada Brasileira de Química Júnior.

Com uma turma de poucos alunos que vinham algumas sextas-feiras se preparar para a olimpíada e expandir seu conhecimento sobre a matéria, o ano de 2017 nos trouxe resultados satisfatórios. Sete alunos foram aprovados para a segunda fase e, dentre esses alunos, o Felipe Kazuichi Borgato Inaoka se destacou por receber medalha de bronze.

Além disso, os alunos Ricardo Cardoso de Oliveira Filho e Bruno Umeoka Higuti receberam menção honrosa.

Cabe salientar que o importante do projeto não foram os resultados finais, o mais gostoso foi acompanhar a paixão que os alunos foram desenvolvendo pela matéria ao longo das aulas, o que ficou claro já que mesmo os alunos que não foram aprovados para a segunda fase continuaram frequentando as aulas apenas pelo prazer do saber.

Confira abaixo o depoimento do aluno Bruno Higuti, do 9ºC, sobre a Olimpíada Brasileira de Química Júnior.

“Participar da Olimpíada de Química foi muito legal. Tivemos que nos dedicar bastante e até abrir mão de outras atividades (natação, no meu caso) para poder frequentar as aulas extras que aconteciam na sexta à tarde. O aprendizado foi muito importante e passar para a segunda fase foi demais, pois nos reunimos lá na USP! Receber menção honrosa foi o resultado do esforço que todos fizemos e, principalmente, dos professores que acreditaram em nosso potencial. Obrigado!”

 

 

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco