Postado dia: 2 de abril de 2019

Cupcake: uma visita inusitada!

Os alunos do 4º ano do Colégio Marista Arquidiocesano receberam uma visita inusitada na última semana: o Cupcake, um cachorrinho famoso na web por sua história de superação, após ter duas patas amputadas, em virtude de um atropelamento.


A história desse cãozinho está presente em uma reportagem, gênero textual desenvolvido na série, e faz parte do livro didático Faça!, de Língua Portuguesa.
Os alunos do 4º ano, ao lerem a reportagem, ficaram muito comovidos com a história, o que gerou reflexão sobre o tema. Então, convidamos Maria Estrela, veterinária e dona do Cupcake, para uma entrevista, desse modo, colocamos em prática outro gênero textual abordado no livro didático. Salientamos que foi uma forma divertida e significativa de exercitar um dos pilares da educação, que é o Aprender a Conhecer. O aprender a conhecer exercita a atenção, a memória e o pensamento, assim, tornamos prazeroso o ato de compreender, descobrir e construir o conhecimento.
Esses momentos contemplam também algumas habilidades fundamentais para crianças e jovens do século XXI, apontadas no documento da ONU – Agenda 2030, como por exemplo a negociação. Cada sala elencou diversas perguntas que poderiam fazer para Maria Estrela, porém apenas três seriam escolhidas. Dessa forma, os estudantes tiveram que negociar com seus colegas ao selecionarem as perguntas mais significativas.
A atividade está alinhada à Base Nacional Comum CurricularBNCC, uma vez que foi um estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, com isso, possibilitar os alunos a ampliarem a compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.
Por meio da história do cachorro Cupcake, muitos assuntos foram abordados em nossas aulas, principalmente o respeito às diferenças e a empatia, colocando em prática outro pilar da educação: o Aprender a Conviver, essencial à vida humana e que, muitas vezes, se torna um empecilho para a convivência em uma sociedade interativa.
Descobrir que o outro é diferente e saber encarar essa diversidade como algo natural, faz parte de um processo de desenvolvimento da empatia, característica tão necessária em nossa sociedade.
Obrigada, Cupcake e Maria Estrela, com vocês aprendemos a ser melhores pessoas!

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado