Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Cultivo de Plantas e tecnologia, construindo saberes e diferentes linguagens para a vida!

Cultivo de Plantas e tecnologia, construindo saberes e diferentes linguagens para a vida!

 

Alunos do Ampliado aprendem a conhecer, a fazer, conviver e a ser. Estes são os pilares que sustentam o nosso projeto!

Durante o trabalho sobre alimentação saudável, os pequenos pesquisadores do Infantil e 1º ano do Ampliado ficaram interessados e levantaram hipóteses. Dentre as variadas questões, os estudantes indagaram: de onde vêm os alimentos que estão em nossa mesa? Em face da pergunta, elas ficaram motivadas em colocar a mão na massa.

Esse trabalho de investigação abordou determinados assuntos: agricultura sustentável, saúde, bem-estar, consumo, produção e desenvolvimento responsável. Cada criança trouxe uma garrafa PET e recebeu uma muda de hortelã para plantar. Antes do plantio, os estudantes puderam observar tudo, sentiram o aroma, a textura e a delicadeza das folhas.  Algumas não conheciam a hortelã, mas o cheiro remetia a algo: — esse cheirinho me lembra o chá.

Aprender sobre os cuidados necessários para o cultivo de uma planta, os aproximou significativamente da natureza. Além de plantar, observar e levantar hipóteses, cada aluno ficou responsável por cuidar de seu vaso e regá-lo diariamente. O corredor do prédio do Ampliado ficou repleto de vasos coloridos, perfumando, alegrando e enfeitando o ambiente!

Após algumas semanas, as crianças foram surpreendidas por algo novo: lagartas aparecerem e comeram folhas de alguns vasos.

Foi uma grande descoberta!

O que fazer? Por que? De onde vieram?

Discussões em roda, pesquisas, hipóteses, registro, desenho, colagens e atividades com massinha e algodão fizeram parte do projeto.

Esse projeto facilita a aquisição de habilidades do século 21, importantes para o convívio em sociedade, bem como auxilia no desenvolvimento de competências que envolvem a cooperação, a negociação e o respeito.

Para responder as perguntas dos estudantes, programamos uma visita ao laboratório de ciências e uma conversa com a Bióloga Ana Valéria. A experiência foi enriquecedora e muito especial, pois todos puderam conhecer mais um espaço do colégio, observar equipamentos de pesquisa, utilizar lupas e aprender, de modo lúdico, as etapas do desenvolvimento de uma lagarta.

O projeto não parou por aí! Os alunos do 1º ano queriam avançar na pesquisa: — vamos ver a importância da água na vida das hortelãs? — Assim, separaram alguns vasos. A ideia: separar uma amostra de vasos diariamente regados e, na outra amostra, a rega foi escassa. O que será que aconteceria com as hortelãs? Com a ajuda da equipe da tecnologia do colégio, as crianças utilizaram uma placa chamada MICROBIT com sensores para medir a umidade dos vasos. Com suporte dessa placa de desenvolvimento, fizeram registros semanais. Elas adoraram a novidade!

Que nossos pesquisadores sigam sempre curiosos e acompanhando as novas tendências tecnológicas e produtivas para o progresso de nosso planeta!

Professoras do Ampliado – Infantil ao 1º- ano

Share

VOCÊ GOSTOU DO POST?

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco