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Postado dia: 21 de agosto de 2019

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental visitam a Câmara Municipal de São Paulo.

 

PICS – 6º ano

Ação e Cidadania: Projetos Legislativos Intervindo na Realidade Social e Ambiental de São Paulo.


Alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, anunciados na Agenda 2030 da ONU; certos de que só uma educação sólida e crítica pode nos ajudar a alcançá-los, os professores do 6º ano do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo desenvolveram, junto aos seus alunos, um trabalho interdisciplinar intitulado: Ação e Cidadania: Projetos Legislativos – Intervindo na Realidade Social e Ambiental de São Paulo.
O trabalho foi composto por múltiplas etapas, dentre elas: oficinas temáticas realizadas em sala de aula pelos professores das diferentes disciplinas; visitas às exposições temáticas (Saneamento Básico no Brasil, Lei Maria da Penha. Olhares Sobre a Mata Atlântica); palestra da ex-aluna Giuliana Paro (FGV) a respeito do significado e da importância das Políticas Públicas no Brasil; participação no Projeto Parlamento Jovem Paulistano e, mais recentemente, uma visita à Câmara Municipal de São Paulo.
Durante essa visita, os alunos tiveram a oportunidade de compreender o funcionamento e a dinâmica do poder legislativo municipal, bem como conversar com os funcionários da Câmara e com alguns vereadores presentes. Nossos alunos do 6º ano foram extremamente participativos. Muitos deles fizeram questão de apresentar e discutir as ideias dos projetos de lei que produziram no colégio, outros contaram todas as etapas do nosso projeto. Com muita segurança e propriedade, demonstraram que se apropriaram e compreenderam os principais objetivos do PICS – 6º ano.
Com certeza, essa foi uma experiência inesquecível para todos eles, pois entenderam que refletir a respeito do campo da política é fundamental para consolidarmos a nossa cidadania e, assim, fortalecermos a democracia brasileira.
Educar é estimular a reflexão coletiva a respeito das questões que nos atingem como seres humanos, é criar mecanismos para que as crianças e os adolescentes pensem o mundo a partir das suas próprias ferramentas e interfiram vislumbrando, uma sociedade mais justa, igualitária, inclusiva e democrática. Uma sociedade mais feliz para todos. Temos certeza que esse belo projeto desenvolvido por nossos alunos contribuiu muito para seguirmos nessa direção.
Em 2030, essas crianças, que agora têm 10 ou 11 anos, já serão jovens adultos e, com certeza, cidadãos mais aptos a enfrentarem os desafios.

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