Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Alunos do 2º ano recebem visita do advogado Régis Santos e seu cão-guia Wayne

 

Dando continuidade ao Projeto (PIS) das turmas do 2º ano D e H, no dia 23 de outubro, recebemos a visita do advogado Régis Santos e seu cão-guia Wayne.

Régis contou como perdeu a visão e os desafios enfrentados aos longos dos anos no seu dia a dia, formação e trabalho.

Destacou que a falta ou a deficiência de um dos sentidos, como a visão, traz consequências para o desenvolvimento e aprendizagem dos indivíduos, além de afetar a locomoção do sujeito no espaço físico, afeta também a sua capacidade de leitura e escrita. No entanto, toda pessoa é capaz de desenvolver-se e aprender algo independentemente de suas limitações, deficiências. Nesse sentido, pessoas com deficiência visual  podem apropriar-se de conhecimentos sistematizados e elaborados socialmente assim como participar efetivamente no meio social, desde que recebam os estímulos e orientações necessárias ao seu desenvolvimento, construção de aprendizagens e conceitos.

Sendo assim, tornam-se relevantes alternativas para minimizar ou superar as dificuldades que eles encontram durante toda a sua vida escolar.
Em se tratando do ambiente escolar e da deficiência visual, uma das alternativas disponíveis para a alfabetização é o Sistema conhecido como Braile. Esse sistema é fundamental para a aprendizagem da leitura e escrita das pessoas cegas.

As pessoas com deficiência visual têm os mesmos direitos, sentimentos, sonhos e vontades que outras não deficientes. Ter uma deficiência não significa ser pior ou melhor que outras pessoas.

Além da família, a escola e a sociedade devem contribuir no sentido de ajudar a pessoa com deficiência visual a enfrentar os obstáculos colocados pela deficiência.

Ao trocar experiências, sentimentos e informações ajuda a compreensão da necessidade que criança ou adulto com deficiência visual, têm de um espaço para construir novos valores e significados para viver em sociedade.

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco