Postado dia: 2 de dezembro de 2019

Alunos do 2º ano aprendem a lidar com o dinheiro de forma equilibrada

 
 


O dinheiro faz parte do cotidiano das crianças desde cedo. Elas presenciam diferentes relações de compra e venda e, ainda na infância, fazem pequenas transações com o dinheiro do lanche, da semanada ou da mesada.
Por ser um tema complexo, além do desafio de resolver operações matemáticas com o sistema monetário, discussões sobre a diferença entre o consumo e o consumismo, bem como sobre a importância da administração monetária, com fundamentos da educação financeira, foram realizadas.
Sendo assim, os alunos do 2º ano H tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos a respeito da história do dinheiro, como gastá-lo e poupá-lo de maneira consciente com a aula que tiveram com a Viviane e o Fernando, pais do aluno Bernardo.
Nessa vivência enriquecedora, os estudantes tiraram dúvidas, aprenderam e mostraram que já estão antenados aos preços de produtos, promoções e consumo consciente.
Em outro momento, também receberam a visita da Rita, mãe da aluna Sophie, que apresentou dez ensinamentos que o dinheiro não compra, como: tempo, amizade, amor, conhecimento, a verdade, paz, talento, saúde, bons modos, presença.
As crianças refletiram e perceberam que nem tudo de que precisam está associado ao ter e ao comprar. Às vezes, um simples gesto ou um abraço valem mais que um produto.
Para colocar em prática todo estudo e conhecimento acerca do trabalho desenvolvido ao longo do ano, no sábado, 23 de novembro, aconteceu a Feira de troca dos objetos que tiveram mais votos na pesquisa: camiseta, livro e brinquedo.
E as negociações foram um sucesso!

Este artigo foi útil?

Conteúdo Relacionado