Agende sua visita
Área Restrita

Acessibilidade

Projetos Pedagógicos

 

Educação Infantil

Projetos de Investigação

A Educação Infantil é uma fase onde a criança começa a descobrir o mundo à sua volta. Os Projetos de Investigação levam os pequenos a vivenciar diferentes diversos cenários fora da sala de aula, potencializando essa descoberta. Durante suas aventuras de investigação, as crianças passam a ter contato com um mundo novo e cheio de possibilidades.

Alimentação Saudável

Hábitos alimentares mais saudáveis devem ser estimulados tanto em casa quanto no colégio. A proposta do projeto Alimentação Saudável é possibilitar que os alunos pesquisem, experimentem e combinem ingredientes com criatividade para preparar seus próprios alimentos.

Espaços de Aprendizagem: o terceiro educador

Uma das características da Educação Marista é explorar diversos ambientes de aprendizagem para potencializar os sentidos das crianças. Os espaços fora da sala de aula do Arqui possuem uma relevância tão grande quanto a figura do educador e servem para estimular a curiosidade e incentivar novas relações entre a criança e o mundo.

Ens. Fundamental I

Projeto Robótica

O Projeto Robótica trabalha a criatividade, a inovação e a invenção ao possibilitar que as crianças criem novos materiais para suas atividades. Um dos objetivos é dar uma nova utilidade para peças, ferramentas e outros recursos tecnológicos novos e usados.

Letramentos Múltiplos

No Projeto Letramentos Múltiplos, são apresentadas novas linguagens e manifestações culturais, colocando os alunos em contato com diferentes ideias, posicionamentos e práticas de leitura-escrita, em todas as áreas do conhecimento e em seus variados contextos sociais e culturais de comunicação. As atividades do projeto contribuem para fortalecer valores como a solidariedade e a ética em relação às diferenças, aprimorando as competências de leitura e escrita das crianças.

Estudos de Meio

A realidade é parte importante do currículo escolar praticado. Por isso, as crianças participam de estudos de meio em conformidade com os temas e assuntos estudados. O que se pretende é proporcionar às crianças condições para ver e pensar o mundo além dos muros da escola.

Ens. Fundamental II

Projeto Pesquisa
Um dos eixos da educação Marista é a pesquisa. Nosso objetivo é que o aluno possa analisar criticamente informações, fontes, conceitos, ideias, pontos de vista e tendências, e construir novos conhecimentos. Os alunos são incentivados a desenvolver autonomia para ampliar seu potencial de aprendizagem. Por meio da pesquisa, eles também aprendem a interpretar e debater questões do cotidiano, a partir de temas como educação ambiental e respeito às diferenças. Nossos alunos aprendem a se posicionar criticamente e expressar suas opiniões.

Livro Digital
O Colégio Marista Arquidiocesano aponta as tecnologias educacionais como importantes recursos que contribuem com a qualificação do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, desenvolvemos Projetos com Livros Digitais no Ensino Fundamental, a partir do 7º ano, que são objetos educacionais digitais com múltiplas possibilidades de linguagens: vídeos, infográficos, mapas, áudios, jogos e muitas outras possibilidades de interação. Buscamos construir novas aprendizagens com os alunos, em situações que estimulem a autoria, sendo os tablets nossos aliados nesse processo. Nesse contexto, o professor assume o importante papel de mediador das informações que estão em rede (web), auxiliando os alunos a transformarem-nas em conhecimentos e aprendizagens. É uma aula muito mais interativa, que tenta responder aos anseios dos estudantes, no contexto social e cultural contemporâneo.

Mundo em TransformAção
O projeto avalia vários contextos de transformações sociais, políticas, culturais e ambientais que afetaram e afetam a sociedade. A partir do discurso em diferentes mídias, essa análise amplia o repertório de comunicação dos alunos e possibilita novas leituras de mundo.

Ensino Médio

Projeto Interdisciplinar
O objetivo do Projeto Interdisciplinar é fortalecer o protagonismo dos alunos por meio de uma proposta na qual eles mesmos constroem sua grade curricular vespertina, complementar ao seu aprendizado cotidiano.

Órbitas Urbanas
Ao promover a observação, vivência e reflexão de várias questões sociais, políticas, culturais e ambientais na metrópole paulistana, o Projeto Órbitas Urbanas estimula momentos de acolhida, de solidariedade e de respeito às diferenças. Uma das atividades é a redação de textos-manifesto, com soluções apontadas pelos alunos para problemas reais, estudados in loco.

Plantão de Dúvidas (diariamente das 14h às 17h30)
No Plantão de Dúvidas, os alunos recebem orientação para ajudá-los a compreender os conteúdos trabalhados em aula. A participação e a autonomia estão presentes e são fundamentais na preparação dos jovens, seja na qualificação dos estudos diários ou para os exames futuros. A frequência aos plantões potencializa as rotinas de estudos e contribui para a intensificação da aprendizagem.